sábado, 19 de setembro de 2009

BR-235. E agora... sai?

Três parlamentares sergipanos – deputados federais Albano Franco e Jerônimo Reis e senadora Maria do Carmo Alves – estão alocando verbas no OGU/2009 para construção (deve ser asfaltamento) da BR-235, trecho divisa de Sergipe/Bahia até o Juazeiro, Estado da Bahia. Não sei se é da competência de parlamentares sergipanos versarem sobre matéria que supostamente mais tem a ver com o Estado vizinho; de qualquer forma são louváveis as suas intenções já que a 235 é a “veia cava” de Sergipe. Aquela que realmente pode trazer riquezas ao nosso Estado, passando, naturalmente por Itabaiana. Em nosso modesto modo de ver, além da inexistência de um porto satisfatório, a falta de uma estrada pro sertão foi um dos três pilares que faltou para que Sergipe se desenvolvesse.
A BR-235 nasce de fato na Rua da Frente (Avenida Ivo do Prado), pela Rua de Laranjeiras e acaba na margem brasileira do rio Guaporé, na divisa com a Bolívia. Nos seus quase três mil e quinhentos quilômetros há de tudo. Duplicação, como é o caso do seu primeiro trecho, desde o nascimento como Avenida Oswaldo Aranha, em Aracaju; trechos modernos em via simples, como os espaços asfaltados entre Juazeiro na Bahia, até Casa Nova, no mesmo Estado e depois de passar por Petrolina, Pernambuco. Há pistas em estado lastimável, como o trecho entre Casa Nova e Remanso; e uma grande parte - mais de um terço - em mero projeto. Também um terço não passa de estrada vicinal da pior espécie. Do terço restante, apenas 390 quilômetros, isoladamente e mais 393 quilômetros em conexão com a BR-153 (PA/MT) e 155 quilômetros com a BR-135(PI), perfazendo um total de 938 quilômetros está em asfalto. Para Sergipe, o trecho mais importante é exatamente o apontado pelos parlamentares sergipanos.
Ainda sofre a mesma estrada dos desencontros do planejamento de governo. A estrada segue um rumo mais ou menos razoável, desde a Rua da Frente (Avenida Ivo do Prado) em Aracaju até a Serra do Cachimbo, sul do Pará, ali passando pelas vastas áreas desmatadas para a criação de gado, todavia, recomeça no Estado do Mato Grosso, ao sul do ponto em que toca na BR-163, numa distância de quase 550 quilômetros.
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Síntese do trajeto: (clique na imagem ao lado para ampliar)
Rio Sergipe(Aracaju) - divisa Sergipe/Bahia – 116 km (asfalto)
Divisa Sergipe/Bahia - Rio São Francisco (Juazeiro-BA) - 351 km
Rio São Francisco (Juazeiro-BA)- Barragem do Sobradinho (Casa Nova-BA) - 67 km(asfalto)
Barragem do Sobradinho (Casa Nova-BA) Remanso (BA) - 138 km
Remanso (BA) - Campo Alegre de Lourdes(BA) - 111 km
Campo Alegre de Lourdes (BA) - Divisa BA/PI - 17 km
Divisa BA/PI - Caracol - 20 km
Caracol (PI) – Guaribas (PI) - 52 km
Guaribas (PI) - Bom Jesus (PI) - 100 km
Bom Jesus (PI) – entronc. de Redenção do Gurguéia (PI) – 55 km (asfalto; conexão c/ BR-135)
Entroncamento de Redenção do Gurguéia (PI) – Monte Alegre do Piauí(PI) – 100 km (asfalto; conexão c/ BR-135)
Monte Alegre do Piauí (PI) – Santa Filomena(PI) – 132 km;
Santa Filomena (PI) – divisa MA/TO – 111 km;
Divisa MA/TO – Pedro Afonso (TO) – 182 km
Pedro Afonso/Tupirama (TO) – Entroncamento da BR-153 – 39 km (asfalto)
Entroncamento da BR-153 - Entroncamento da TO-164 – (50 km em linha reta)em projeto
Entroncamento da TO-164 – Araguacema (TO) – 74 km (asfalto)
Araguacema (TO) – Santa Maria das Barreiras (PA) – 20 km
Santa Maria das Barreiras – Ponto no sul do Pará (08:50’37”S e 49:59’13” W) – 52 km;
Ponto – Entroc. Com 163 (PA) – 535 (linha reta e projeto)
Entrocamento com BR-163 (Serra do Cachimbo) – Nova Mutum (MT) (545 km) (em conexão com a BR-163)
Nova Mutum (MT) - Santa Rita do Trivelato (MT) - 94 km (asfalto)(*).
Nova Mutum (MT) - São Jose do Rio Claro (MT) – 96 km
São José do Rio Claro (MT) – Campos Novos Parecis (MT) (162 – polígono de plantio de soja)
Campos Novos dos Parecis (MT) – cachoeira do Sucre, no rio de mesmo nome – 23 km
Cachoeira do Rio Sucre – Cachoeira do Pubi (rio do Papagaio) 33 km (projeto)
Cachoeira do Pubi no rio do papagaio – Sapezal (MT) – 44 km
Sapezal (MT) – Campos de Julio (MT) - 59 km (com BR-364)
Campo de Julio (MT) – Comodoro (MT) – 71 km
Comodoro (MT) – Rio Guaporé (MT-Brasil) – 93 km

(*) Estranhamente, o trecho Nova Mutum-Santa Rita do Trivelato sugere vir a rodovia noutra direção que não a encontrada ao norte, na serra do cachimbo, já no Estado do Pará.

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Um senador e quatro deputados pela Bahia (senador Cesar Borges e deputados federais Edson Duarte, Fernando de Fabinho, Jorge Khoury, Joseph Bandeira), também subscrevem emendas com a mesma finalidade.