quinta-feira, 27 de janeiro de 2022

SÓ O MINISTÉRIO PÚBLICO


Zona urbana de Itabaiana. E área mais sensível à barulheira.
 

Terminou há pouco, hoje, 27 de janeiro do ano de Nosso Senhor Jesus Cristo de 2022, feriado municipal, às oito da manhã... dez horas ININTERRUPTAS de alta pressão nos tímpanos, provocada por uma festa popular e, como sempre, sua ensurdecedora música.

Começou ontem, antes das dez da noite e não parou um segundo. No centro da cidade em que a densidade populacional praticamente não sofreu modificações.

A Área de Lazer, que se confunde com a Praça Etelvino Mendonça foi concebida para eventos culturais, inclusive musicais, sim... porém módicos e PÚBLICOS, de pequena monta, pois. Mas há 20 anos se converteu em área "empresarial", com shows de megas estruturas, quiçá sequer recolhendo tributos ao Município.

O barulho nela atinge metade dos 12 mil moradores do Centro e todo o adjacente Bairro Rotary Club, com cerca de 15 mil residentes, ainda sobrando para os além, a depender da empolgação do operador da mesa de áudio e da direção do vento, geralmente soprando no sentido leste-oeste ou sudeste-noroeste.

Nós já tivemos micaretas de oito dias, com procissões de trios elétricos ensurdecedores ao longo da avenida principal, onde ficam as duas principais casas de saúde da região com 15 municípios, quais sejam o Hospital Regional Dr. Pedro Garcia Moreno Filho e a Maternidade São José, local do primeiro milagre de Santa Dulce. A quebradeira das prefeituras, suspeitas e vigilância sobre supostas traquinanças sobre as finanças municipais pelo MP e outros, acabaram com tudo, já que tudo se tornou excessos. A pandemia desacelerou tudo que agora reaparece

Portanto, só o MINISTÉRIO PÚBLICO poderá fazer alguma coisa; já que há seis administrações municipais que o problema, também na Área de Lazer mais se acentua, à medida que sobe a sofisticação e potência dos equipamentos. Hoje, todos os políticos da cidade moram fora da área crítica; parte deles até dentro dos novíssimos condomínios com tudo a que se dçao ao direito, inclusive ronda ostensiva e intensivo do policiamento; ou até mesmo na capital. E, cheios de compromissos com a galera da "bufunfa" que promovem esses atos que se convertem em selvagerias, jamais irão sequer falar no assunto.

Leis, nas três esferas da administração – União, Estado e Município – existem; mas...