sábado, 6 de junho de 2009

Congestionamento "gigante".

Já sei namorar, já sei beijar de língua agora só me resta sonhar.
(Marisa Monte, Carlinhos Brown e Arnaldo Antunes - gravação: Tribalistas).

E não é que a cidade de Santo Antonio de Itabaiana inscreveu-se no rol das “cidades grandes” do Brasil? É, já "semo" grande!
Hoje, sábado, 06, às 10 da manhã, um congestionamento gigante, para os padrões locais, de mais de duzentos metros pela Rua Campo do Brito fechou também as transversais, Comendador Francisco José da Cunha, Batista Itajay e Cupertino Dórea. O motivo, como sempre a completa falta de organização no trânsito de Itabaiana, que vem tornando-se cada vez mais caótico, desde início dos 90.
Essa rua, a Campo do Brito, é de todas a mais problemática. Com fluxo duplo de direção, durante os dias normais não apresenta maiores problemas. Nos dois dias de feira livre que lhe fica na adjacência, entretanto, se transforma numa tremenda dor de cabeça. Apesar de ser uma rua larga, ela é hoje a artéria mais usada no centro da cidade nos dois dias citados e aí entra mais um elemento complicador: os estacionamentos de veículos. No congestionamento observado hoje, por exemplo, havia dois ônibus no lado ímpar da rua, na esquina da Cupertino Dórea, enquanto do outro lado alguns carros de passeio também estavam estacionados. Como a rua tem sentido duplo, como já visto, ficou impossível o fluxo de vai-e-vem e aí empacou. Por dez minutos, observei, não apareceu uma viv’alma para resolver a confusão que, dadas as circunstâncias que ali se observa há mais de cinco anos, já deveria ter permanentemente, ao menos durante os referidos dias de feira livre, um corpo de guardas de trânsito pra melhor orienta-lo.
A SMTT foi criada há cinco anos e, supostamente posta pra andar desde janeiro último com promessas de plena carga já a partir de maio.
Pra variar, na Rua Barão do Rio Branco, dois carros estacionavam no mesmo horário por cima da faixa de pedestres.
Estacionar em cima da faixa de pedestres: infração grave, com 5 pontos na Carteira. Multa de R$ 127,69.

quarta-feira, 3 de junho de 2009

O novo site da Câmara

Até que enfim um site leve, bonito e fácil, o novo feito para a Câmara Municipal de Itabaiana. Excessos informativos à parte, como o fato de confundir o presidente da Casa com o cidadão Heleno Tavares da Mota. Nota de pesar pelo falecimentodo pai de Heleno faz parecer que aquilo ali é de propriedade particular dele, e não do povo de Itabaiana; mas, cada povo tem os políticos que merece. Nós merecemos o que temos.
Um outro detalhe é que finalmente Jamisson sumiu em definitivo com qualquer lembrança da minha passagem (antes em código, por um "Mark publicidades") por ali já que fui eu que pôs o site no ar na sua primeira versão. Mas isso também não é relevante. Estou acostumado.
Tá bom. Gostei do tipo de letra usado, da leveza do conjunto.
Mesmo que tenham vergonha de dizer isso pra mim quando é o caso: Parabéns!

Pressa

A continuar nessa ansiedade pela produção de factóides, especialmente os em relação ao governador do Estado, o prefeito Luciano Bispo de Lima acabará na mesma situação do ex-governador João Alves Filho: falou, falou, falou e ninguém levou a sério. E isso não é bom. Definitivamente, não é bom.
Uma campanha política só termina para um político quando este entrega o mandato. O que muda – e tem que mudar – é a forma de faze-la durante o transcurso do mesmo mandato.

segunda-feira, 1 de junho de 2009

Vox populi; vox dei.

"Era assim. Com a roupa encharrcada e a alma repleta de som. Todo o artista tem de ir aonde o povo está"



Brilhante o artigo do advogado e vereador pelo PT de Itabaiana, Olivier Chagas (aqui), sobre entrevista dada na última quinta-feira, 25 de maio, ao Programa Realidade da Rádio Itabaiana FM, pelo ex-governador João Alves Filho. Aliás, não ouvi, sequer comentários sobre a referida entrevista, objeto do supra-citado artigo; de onde se deduz que, ou a dita foi um fracasso de público, mesmo conduzida pelo excelente comunicador e entrevistador, meu amigo Francis de Andrade, ou foi "assunto interno"; daquele tipo que só os mesmos batem palmas. Manutenção do moral da tropa.
Mas, lembrando dos versos acima, brilhantemente cantados por Milton Nascimento - e tantas vezes usados na propaganda do PT sergipano - que o governador Déda anda meio sem jeito no meio do povo, isso anda. O governador anda repetindo o que fazem os demo-tucanos em nível nacional: apostando em fórmulas específicas, ao invés de, a exemplo de seu compadre, "sentir" o povo sergipano.
...
Pra terminar, completando o sentido dos versos iniciais:
"É preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã" (Renato Russo).