sexta-feira, 28 de outubro de 2022

FELIZ ANIVERSÁRIO, MINHA CIDADE!

 

Uma suposta mina de prata (não confirmada); um projeto de cidade, protegida por muros, torres, fossos, pontes elevadiças, canhões e guarnições permanente de força fortemente armada para guardar a prata extraída, antes do embarque para Portugal; uma paróquia e sua igreja matriz, elementar na fundação de qualquer povoação com algum nível de governo.
Depois de negar por décadas, a fundação de uma vila - cidade, nem pensar - e o reconhecimento da Igreja Velha (e seu arraial), construída pelos vaqueiros, meio século antes, finalmente foram obrigados pelas circunstâncias a fundar a Paróquia de Santo Antônio, como queriam os vaqueiros, e a cidade não aconteceu de imediato porque a prata não foi encontrada; porém a semente germinou naquele 30 de outubro de 1675, sob as ordens peremptórias de D. Pedro II (o de Portugal), do seu plenipotenciário, D. Rodrigo de Castelo Branco, certamente sob os resmungos do padre Sebastião Pedroso de Gois e dos grandolas de Salvador, que de fato em nós mandavam, e já que o governo geral estava lá, susceptível às suas influências.
Não deu certo na igreja Velha, e na década de 1620; mas o rei mandou - e tiveram que obedecer - em 30 de outubro de 1675.
Parabéns, Santo Antônio de Itabaiana!



quarta-feira, 26 de outubro de 2022

O FUTURO DE VALMIR.

 

Só especulações de um marqueteiro amador, aposentado da atividade há quase duas décadas. Especulações, apenas.
Se Rogério Carvalho ganhar o Governo do Estado nesse próximo domingo, 30, vai precisar compor quadros, obviamente. E, de início, ao menos por um ano, quiçá dois, Valmir dos Santos Costa estará no governo integralmente; porém cuidando de sempre preservar sua identidade, independente do Partido Liberal e seu resultado nacional. E o distanciamento, com rompimento, abruto, ou não virá na metade do terceiro ano.
Se Rogério perder, Valmir já será oposição em 2 de janeiro; porque quem de Itabaiana vai continuar apitando no Governo é naturalmente Luciano Bispo de Lima. Sem espaço para mais ninguém.
Luciano Bispo de Lima, lançado na política em 1982 fechou 40 anos de vida pública neste 2022 – o mesmo tempo de Francisco Teles de Mendonça - e empatará em longevidade, em 2026 com o Coronel José Sebrão de Carvalho (o tio), até agora o mais longevo na história política de Itabaiana. Luciano já está com passaporte carimbado para o alcançar, com a eleição do último 2 de outubro.
Voltando a Valmir, em caso de vitória de Fábio Mitidieri, ele só terá uma saída que é a de liderar a oposição na Assembleia Legislativa, com o jovem deputado Marcos Oliveira e os demais três do partido; e aí manterá a boa conversa com o PT e demais partidos de oposição, com vista à segunda tentativa em 2026.
Com o extermínio em massa das velhas lideranças políticas, e com a ascensão de novos players - Laércio Oliveira à frente - é com essa gente nova que Valmir vai ter de se articular ou combater doravante.
A luta apenas está começando. Temperada mais do que nunca nas chamas da escura arte da política, suas traições, pequenos ou grandes golpes e até honestidade, sinceridade e amizade.

domingo, 23 de outubro de 2022

NO CAMINHO DE SANTA DULCE

 

Ainda não foi o percurso total; mas metade dele, que foi realizado com sucesso pelos peregrinos pioneiros, desde Salvador, no Santuário de Santa Dulce dos Pobres, na manhã do dia 8 de outubro, até a chegada na Barra do Itarari, na última quinta-feira, 20.
Foram 230 quilômetros em 12 dias ou 19,1 km diários, em média; incluindo paradas contemplativas, para refeições, lanches, curiosidades mil pelo caminho... adultos brincando de crianças, voltando aos tempos de total felicidade, ao som do mar e à luz do céu profundo, como dito em nosso hino nacional; sob o cheiro da terra, do sal marinho a bafejar as ininterruptas praias por onde passaram, e das árvores e ervas silvestres em geral; curtindo riachos, paisagens que, mesmo tocadas pelo ser humano, mas se não muito distanciam do seu estado natural, enfim: uma completa higiene mental.
Vida de verdade.
A jornada serviu, especialmente para testar a logística de apoio durante o trajeto.
Numa próxima etapa, esperamos, seja o início da jornada como planejada, a partir da frente da Maternidade São José, em Itabaiana, o trajeto até a colina de Santo Antônio, em Aracaju, e Paróquia de Santa Dulce, em Aruana; depois São Cristóvão, rumando para o sul até o Santuário, em Salvador.
O primeiro passo foi dado.
Vislumbramos através dele, caravanas de ônibus com caminhantes ou mesmo ciclistas, motoqueiros baseados no Calçadão e tomando a estrada rumo sul, a experimentarem as sensações de paz, harmonia e felicidade “que o cristão só vê se andar a pé”, como dito por Gonzagão. Assim seja. Santa Dulce nos proteja.