sábado, 18 de dezembro de 2021

FESTA DE 30 ANOS DO BOM PARTO.

 


 Em 1991 fazia já cento e cinco anos sem uma divisão dos rebanhos católicos dentro do município de Itabaiana. As outras duas divisões havidas vieram por força de emancipação de povoados de Itabaiana, que preservaram a tradição de cada município com pelo menos uma paróquia. No caso, Ribeirópolis em 1933, e 30 anos depois, Moita Bonita.
Antes, somente Campo do Brito, em 1845; e Frei Paulo, em 1886. As demais no outrora município de Itabaiana já foram derivadas destas e depois destes dois municípios criados; e não diretamente da freguesia-mãe, Santo Antônio e Almas da Itabaiana.
Mas em 1991 a cidade atingiu 64.838 habitantes; e, mesmo a sua circunscrição municipal tendo sido reduzida dos originais 3.700 para meros 364 km2, ainda é uma área bastante grande para um só padre, e então, a Arquidiocese de Aracaju, a quem os católicos de Itabaiana estão subordinados resolveu criar no dia 18 de dezembro de 1991 a terceira divisão eclesiástica dentro do município, primeira que não o foi com o objetivo de sua cisão.
Desde a Nossa Senhora do Bom Parto, mais cinco paróquias surgiram, todas no perímetro urbano.
A dita aniversariante, que ao início dividiu o município ao meio, hoje se acha reduzida ao populoso bairro Rotary Club e parte do também populoso Bairro Serrano.
Inicialmente sua matriz foi modesta. Não tanto como a de Santo Antônio e Almas, até 1761, de taipa, padrão que se repetia em várias outras da época; mas uma ermida simples que vem sofrendo melhorias, as vezes mais de uma durante o mesmo paroquiato e hoje a jovem senhora de trinta anos já é bem mais charmosa.
Nossos parabéns pelo trigésimo aniversário à paróquia a que pertenço.