sexta-feira, 14 de junho de 2024

BANDEIRINHAS DE SÃO JOÃO


Desde que me pluguei à internet, há um quarto de século, que me desliguei da TV e da maioria da mídia impressa, especialmente jornais e revistas, centrado nas suas versões eletrônicas. Nem percebi a involução relativa das redes de TV; e, graças a Deus, a evolução das retransmissoras locais, cada vez mais protagonistas e com qualidade, mormente no jornalismo.

Mas, nesta semana, até por dever de ofício - estou assessor na Secretaria Municipal de Cultura de Itabaiana e do seu atual titular, Antônio Samarone de Santana - passei, sobremaneira, sempre dando uma espiada na telinha, das várias emissoras sergipanas, dentro do clima de abertura junina no estado, todo ano patrocinado por Itabaiana e seu padroeiro católico maior, Santo Antônio, o primeiro no ciclo junino, na TV Sergipe, Canal 4.

E anteontem, 12 de junho, no noticiário do meio-dia, competentemente comandado pela Suzane Vidal, em certo momento a mesma trouxe um assunto, aparentemente singelo, mas que me tocou profundamente, pelo arco de saudades provocadas.

Tabaréu de sítio, e há meio século fora do meio. Porém, jamais ele se afastou de mim; especialmente nas lembranças dos momentos mais prazerosos, como o de dormir ao som da brisa a sacudir a folhagem de mangueiras, jaqueiras, coqueiros e até um pé de eucaliptos.

Na cidade, como disse, sem "moita" por perto, revivi parte daquele clima de sítio por alguns anos, nas bandeirolas que um vizinho, de nome Damião, sempre aproveitava das sobras de decoração da Secretaria de Educação e Cultura do Município, onde trabalhava, à época sob direção da dileta amiga Edezuita Araujo Noronha, a cruzar o nosso trecho - meu e dele - com cordões recheados delas. 

Aquelas árvores não estavam lá; mas, além do colorido alegre que enchia a rua, com as inúmeras e multicores bandeirinhas, na hora de dormir eu me sentia presenteado com a brisa a agitá-las suavemente, dando a sensação sentida na infância e na adolescência.

Lembrei disso e desejei que a sugestão dada pela âncora do noticioso, de que as pessoas decorassem suas ruas, venha um dia a ser realidade. 

A mim, desconheço sonífero mais eficiente e saudável.