segunda-feira, 22 de junho de 2009

Sim, e não.

“De qualquer modo, já que a previsão existe, em abstrato, fatalmente ocupará as fantasias dos conspiradores de sempre. Sobretudo se o governo falhar; se não falhar procurar-se-á fazer-lhe com que falhe, até pelo prazer de confirmar a profecia”.
FAORO, Raymundo in A semana final.
IstoÉ nº 1.212 de 23/12/1992, p.21.



Segundo o deputado federal José Carlos Machado, o governo Deda não tem projetos para Sergipe (mais aqui). A menos que apareça agora, depois de dois anos e meio, Machado está certíssimo. Espera-se de um governo “revolucionário”, “de virada”, de mudanças, que venha a ter seríssimos problemas para executar as reformas e mudanças necessárias a um novo tempo; já que revolucionárias; portanto, que tenha esses projetos e tente executa-los, ao menos.
Ainda segundo Machado, este é um governo lento. Aqui vimos fazer uma observação: o governo não é, propriamente lento; ele está lento pelas dificuldades naturais, mas também pela enormidade de entraves judiciais interpostos pela direitona sergipana, onde a Justiça de Sergipe tem origem, já que é lá onde foram parar dez em cada dez herdeiros de massa falida dos senhorios de engenho e criadores de gado. Para desbloquear esses trabalhos e dar celeridade ao governo seria preciso que o mesmo também tivesse um Batalhão de Engenharia como tem a União.
Estamos vivendo sob o reinado da neo-UDN (DEM-PSDB) ao melhor estilo golpista da Era Vargas. Em Sergipe não é diferente. Naqueles tempos só se construía na moita; para a oposição não ver antes da hora, e através de seus sócios na Justiça, bloquear. Ora não é diferente.
Nossos senhores feudais farão de tudo, somente pelo prazer, para mostrar “quem é que manda.” Até para confirmar profecias, como bem observou o grande Faoro.