sexta-feira, 24 de fevereiro de 2023

ABRIL ANTECIPADO.

 

As cores de abril
Os ares de anil
O mundo se abriu em flor
E pássaros mil nas flores de abril
Voando e fazendo amor

(Vinicius de Morais - Toquinho)


Em geral, exceto na área florestal do Parque Nacional da Serra de Itabaiana, aqui no Agreste de Itabaiana as cores reinantes entre novembro e março são o marrom e o sépia, comuns à vegetação seca; salpicado de verde das camboas ou árvores solitárias, em maior ou menor grau.
A irrigação em larga escala modificou isso de quatro décadas pra cá; porém, onde quer que se encontre vegetação natural ou mesmo a artificial das pastagens ainda é assim.
Mas neste verão 2022-2023 está sendo diferente. O capim das pastagens não secou; vem como toda a vegetação rasteira que compõe a flora agresteira, e, especialmente neste mês de fevereiro, as constantes chuvas, em que pese esparsas e leves, se não vem reconstituindo integralmente o volumes dos açudes e riachos, ao menos têm mantido a terra úmida a toda a vegetação verdinha.
Hoje, 24 de fevereiro, última sexta-feira do mês o clima pro-chuva, vindo do início da semana se converteu em mangas d’água que reduziu o calor, deixando um clima de abril, tradicionalmente o início de nosso inverno que é chuvoso, já observado pelo Padre Francisco da Silva Lobo, em 1757.
Excelente ano.