sexta-feira, 21 de abril de 2023

A PRIMEIRA INCONFIDÊNCIA DO BRASIL FOI SERGIPANA.

 

“Antes de ser agricultor, Sergipe foi pastor”.
Felisbelo Freire – História de Sergipe. 1.891.


Hoje, 21 de abril de 2023, como todo o ano, depois do Golpe Cívico-Militar de 1964, comemora-se o dia da morte do alferes Joaquim José da Silva Xavier, apogeu e fim da chamada Inconfidência Mineira.
Coincidentemente, talvez sem nem ligar um fato a outro - aliás é bem provável que não conheçam nada sobre o outro - mas um ato de pura diversão, a ocorrer no município a partir do meio dia, neste Dia de Tiradentes e sua Inconfidência de 2023 nos traz à mente um grande drama vivido por Sergipe no seu nascimento moderno – pós-indígena – qual seja, a REBELIÃO DOS CURRALEIROS.
O epicentro da revolta foi no distrito de Itabaiana, que, até a invasão holandesa. vinte anos antes havia sido o primeiro grande centro pecuarista brasileiro, e de onde o gado se espalhou para todo o Brasil.
E foi justo pelos mesmos motivos: cobrança excessiva de impostos. Só que em 5 de novembro de 1656, mais de cem antes dos mineiros foi por cobrança de imposto sobre o gado.
Daí porque o evento privado 2º Encontro de Poetas Repentistas, Aboiadores e Forrozeiros de hoje tanto tem a ver com a data de hoje e seus motivos.
Resta a Sergipe, em nome de sua tão cantada e decantada sergipanidade a inclusão do 5 de novembro em seu calendário cívico.