![]() |
| "Card" da Pascom da Paróquia de Santo Antônio e Almas, sobre excerto de mapa holandês de 1646, com localização da Igreja Velha e da fazenda de Simão Dias Francês. E outros. |
Com uma carreata emblemática, a partir das ruínas da Igreja Velha, ao anoitecer do dia 27 deste outubro, às 18 horas, em procissão em direção à matriz de Santo Antônio e Almas, a paróquia dará início ao término do Ano Jubilar da mesma, que é também da fundação da cidade de Itabaiana, há 350 anos.
As ruínas da Igreja Velha é o mais antigo monumento do Ciclo do Gado no Brasil, com alguma coisa ainda de pé. Mais velha até que a Torre, ou Castelo de Tatuapara, só reconstruído em pedra e cal, no início do século XVIII.
Foi construída pela vaqueirama – os curraleiros – dos primórdios da pecuária em larga escala no Brasil, para ser o início da cidade. O não reconhecimento oficial retardou a chegada da Igreja Católica, e, em 1675, seguindo as expectativas geradas, com a chegada de D. Rodrigo de Castelo Branco e sua infausta busca por prata, foi criada a Paróquia de Santo Antônio e Almas, na Caatinga de Ayres da Rocha Peixoto, em 30 de outubro de 1675, depois do sítio passar pelas mãos do pároco de Sergipe – o de São Cristóvão, Sebastião Pedroso de Góis – e acabar como propriedade da Irmandade da Almas.
![]() |
| 400 anos... só olhando pela janela do tempo. |
Esse costume, o de prover uma paróquia nova, com suporte financeiro e administrativo de uma irmandade, era típico nas comunidades, desde priscas eras na Europa, e foi transplantado para o continente americano.
A matriz de Santo Antônio, até o nascimento da feira livre, no início da década de 1860, foi o único motivo de associação da imensa população rural de Itabaiana à sua sede municipal, até 1888 chamada de vila. 185 anos sendo a única chama de civilização.
Na programação religiosa da última semana de outubro, tem o Tríduo e Festa de Comemoração – três noites de reza - aos 350 anos, encerrando no dia 30 com um show do Padre Antônio Maria.
A Paróquia de Santo Antônio e Almas, está entre as 100 mais antigas do Brasil; e é a segunda criada em Sergipe.
![]() |
| E os 350 anos da cidade de (Santo Antônio de) Itabaiana e sua majestosa matriz, sua praça e sua frondosa e aconchegante arborização. Protegida por seu muro de serras, a toda rodeá-la. |



