“E graças a esses feitos, de homens que têm valor”
Luiz Gonzaga-Humberto Teixeira, In Paulo Afonso
Na noite da última sexta-feira, 25 foi realizada no plenário da trissecular Câmara Municipal de Itabaiana mais uma sessão solene da Academia Itabaianense de Letras, que, como de praxe, ali vem ocorrendo nos últimos nove anos de funcionamento do supracitado sodalício.
A sessão da sexta retomou uma tradição que vem se firmando pela Academia, a de anualmente outorgar uma comenda, sua homenagem maior, a Comenda Potestas Montis (O Poder da Serra), a uma celebridade itabaianense viva, em reconhecimento ao trabalho pelo engrandecimento da sociedade serrana, que esse ano, por votação maciça dos seus membros recaiu em José Queiroz da Costa.
Listar o trabalho de José Queiroz da Costa relativo a Itabaiana é um pouco complicado tal a sua folha de serviços ao longo de seus 86 anos de vida, porém, resumindo, foi uma breve e sucinta homenagem aquele a quem todas as homenagens prestadas sempre deixarão a sensação de que esteve aquém do homenageado.
E, na minha opinião, o grande momento veio quando o sempre loquaz Queiroz fez os agradecimentos aos maiores benfeitores da sua trajetória, especialmente o Colégio Estadual Murilo Braga que, a ele e a milhares de outros garotos pobres trouxe diversificação nas opões de vida, bem além de balconistas, feirantes, carroceiros, tropeiros, na melhor das hipóteses caminhoneiros e outras profissões com menor especialização e consequente menor remuneração.
Ele mesmo, filho de Antônio sacristão, e se não fosse pela visão do então jovem engenheiro e governador de Sergipe, José Rolemberg Leite, em trazer o Murilo Braga, em 1949 talvez não tivesse ido além do Quarto Ano Primário do Grupo Escolar Guilhermino Bezerra; o que jamais o capacitaria para o emprego do Banco do Brasil, ponto de apoio à sua epopeia de empreendedor e desportista, transformador de Itabaiana.
José Rolemberg Leite, esse ilustre esquecido por Itabaiana foi seu segundo momento maior; ao lembrar, agradecer e enaltecer diversas vezes aquele que seguramente foi o maior governador da história sergipana (o segundo, João Alves Filho, foi cria dele).
Dia 29 de novembro é dia de homenagearmos aquele que nos deu, a nós, serranos, as chances de mostrar o quanto somos capazes, desde que tenhamos as ferramentas do ensino e da mobilidade.
Parabéns e obrigado, Colégio Estadual Murilo Braga.
FELIZ ANIVERSÁRIO!
(Título do artigo: pensamento de Esopo, escritor e pensador grego do século V a.C)