domingo, 27 de novembro de 2022

PROTESTO!

 

A localização original, no círculo vermelho, em baixo, encontra-se agora a 1210 metros em cima, confundindo possíveis buscadores presenciais.

Há 15 anos, saí em peregrinação pela bela zona rural de Itabaiana fotografando o que achei que olhares sensíveis veria de belo, mas não parei por aí: pus tudo na internet, especificamente no Panorâmio, associado ao GoogleEarth, este uma criação da galera de garotões alemães que teve a grande ideia e a desenvolveu inicialmente até que o Google dela de apropriasse (ver a história no filme BATALHA BILIONÁRIA, Netflix).
O Panorâmio tinha uma propriedade – que seu sucessor no GoogleEarth mantém – de ser um álbum digital, e que você podia marcar um lugar na imagem geral da Terra onde a foto foi tirada; pertencia.
Uma das fotos que mais me encantou foi a da ponte lavada da estrada da cidade de Itabaiana para o seu povoado, o Zanguê, sobre o Rio Jacaracica. E, conhecedor do mapa do município e das fotos de satélites correspondente, publiquei uma foto e marquei justo onde realmente é.
Pouco tempo depois comecei a ver outras fotos, de outros locais e por mim também postadas bem deslocadas do local realmente correspondente.
Há pouco, para minha decepção a plataforma também desajustou a bela e bucólica paisagem, que pouquíssimo mudou nestes 15 anos, mas que no GoogleEarth, o local previamente marcado se encontra agora a 1.210 metros do real, o que pode confundir algum interessado em localizá-lo presencialmente.
Por isso lavro aqui o meu protesto ao Google.