domingo, 27 de novembro de 2022

UMA ÁRVORE DA AMIZADE DIFERENCIADA.

 

Detalhe da foto-montagem de transparência da carta de sesmaria a Simão Dias francês.

É uma instituição rotariana.
Onde quer que cheguemos, e que tenha uma filial da grande instituição estado-unidense, o Rotary Club International, lá estarão as indefectíveis insígnias da poderosa instituição: o sino e quase sempre a árvore. Além da própria sede, claro.
Sobre o Rotary Club International, resumo seu trabalho social na campanha acirrada e exitosa, mundialmente - mesmo com o terraplanismo em volta... e de volta - de combate mediante vacinação em massa, a uma das mais lastimáveis, porque incapacitante doença, a poliomielite.
E sobre a Árvore, em si, na minha percepção, não foi uma homenagem à história nem a seu personagem, o primeiro Itabaianense não indígena da História, Simão Dias, o mameluco; mas acabou sendo quando há 21 anos atrás, o então Presidente do Rotary Club de Itabaiana, Edivaldo Francisco da Cunha, junto com o também rotariano e agrônomo, Waltenis Braga lançou a tenra muda de pau-brasil ao solo, no flanco norte da centenária Praça da Matriz, há um século renomeada para Fausto Cardoso, marco zero da cidade de Itabaiana, e assim existente ao menos desde 1762.
É que o primeiro Itabaianense, de nascimento sob a nova era da colonização europeia, Simão Dias o mameluco, popularmente na História como Simão Dias francês leva esse apelido por ser filho de uma índia com um pirata francês, fugido das forças portuguesas na boca do rio Real, e acolhido pelas tribos serranas. Pirata francês em busca do pau-brasil. Nas matas do rio Real.
O pau-brasil trouxe o primeiro europeu para Itabaiana. E ele gerou o primeiro Itabaianense da era europeia.
O plantio há 21 anos do pau-brasil, árvore mãe da patronímia nacional, além de substituir a primeira "Árvore da Amizade" plantada pelo Rotary em 1970, e desaparecida nos anos 1990 - a acácia mãe de todas as outras que vieram - também e não intencionalmente acabou por homenagear nosso primeiro Itabaianense, ele Simão Dias o mameluco, também conhecido por o francês.
A data do 21º aniversário plantio foi anteontem, 25, último domingo de novembro de 2001. Como o último domingo desse ano, hoje, vem para o dia 27, só hoje é que faço essas alegações.
E aproveito para refrescar a memória serrana com mais esse fato.
Às vezes, uma humilde pedrinha pode conter a mais esplendorosa história. O pau-brasil da Praça Fausto Cardoso é isso: símbolo do Brasil; elo com o nosso passado histórico itabaianense.

A primeira "Árvore da Amizade" plantada (circulada, em vermelho). Com a instalação do Rotary Club de Itabaiana, em 25/11/1969.

A segunda, o pau-brasil que hoje, grande está na primeira foto, de hoje, 27/11/2022, sendo plantado em 25 de novembro de 2001.