sábado, 26 de novembro de 2022

CAMINHÃO BLOQUEIA ESTRADA DA BAHIA.

 


Calma! Foi só um caminhão estacionado no popular “Espaço Jovem”, do estacionamento de Estádio Estadual Etelvino Mendonça, no local por onde por três séculos chegou a estrada real da cidade da Bahia, hoje Salvador, que também tinha o nome de “Caminho do Sertão do Meio Salvador-Olinda”, por ser uma das ligações entre as duas maiores e mais ricas cidades brasileiras até o século XIX.

A cidade de Itabaiana já nasceu com o pé na estrada, antes mesmo de existir. Num cruzamento. 

Após a conquista de Sergipe, em 1590, abriu-se o Caminho do Sertão do Meio que, no rumo sul, atualmente passa por Campo do Brito, São Domingos, Lagarto e Tobias Barreto, entrando na Bahia; e no rumo norte, por Divina Pastora, Japoatã e Santana do São Francisco, antiga Carrapicho, atravessando o Velho Chico e entrando em Alagoas por Penedo.

E, em meados do século XVII – aproximadamente 1660 – foi aberto, em verdade ampliado o de São Cristóvão até o sertão do Jeremoabo, cruzando as duas estradas no atual ponto de táxi da Praça João Pessoa.

O pequeno trecho do Caminho do Sertão do Meio – onde também resido – é usado por mim diariamente nos meus acessos ao Centro histórico da cidade, quando feito a pés.