quinta-feira, 13 de setembro de 2007

Ética elástica; verdade seletiva.

Como eles insistissem, ergueu-se e disse-lhes: Quem de vós estiver sem pecado, seja o primeiro a lhe atirar uma pedra. Jo. 8:7


Em artigo publicado no site Carta Maior o poeta e cronista Lula Miranda, Secretário de Formação para a Cidadania do Sindicato de Trabalhadores em Editoras de Livros de São Paulo, faz mais uma dissertação sobre o comportamento da direita brasileira em relação ao governo Lula e seu partido, o PT. Miranda não acrescenta nada aqui além do que ele próprio já escreveu por várias vezes e, exceto os pistoleiros intelectuais da mídia direitista, quase todo o mundo que ainda faz jornalismo, também; ou os que ainda pensa além da Veja e da Folha de São Paulo.
Os lamentos do colunista são os de sempre. A verdade de mão única daquela a que o jornalista Paulo Henrique Amorim apelidou de mídia golpista; a falta de respeito para com o Presidente da República etc., etc.
Ao nosso modo de ver não há nada o que lamentar no comportamento da mídia direitista e das classes conservadoras do país. Sempre foram assim. Seria querer demais que alguém que fez fortuna a custa do lombo de escravos se comportasse normalmente ao ver um descendente desses mesmos escravos, mesmo que distante, lhe governando. Por mais concessões que lhe venha a ser feita. A Direita é assim, de direita, porque aprendeu a roubar e tomar de assalto, e criar mecanismos para reter o produto da tomada, bem como técnicas de limpeza moral do ato que diz condenar. A Direita é assim, de direta, por que por essa característica anteriormente colocada lida com suas dubiedades com todo o cinismo do mundo criando a Verdade Seletiva. E por conta disso tem eles, os da direita, uma Ética Elástica, que se amolda a qualquer parâmetro desde que conveniente para o momento. Eis aí o segredo de por que a Direita, apesar de tanto usar a religião como instrumento de dominação tem aberto mão dela nos últimos tempos substituindo-a pela mídia. Esta, principalmente na sua forma eletrônica, se ajusta perfeitamente aos interesses dos de direita já que é a Ética Elástica na sua prática completa. Ou seja, o que é verdade pétrea neste momento não o será daqui a meia hora quando a conveniência assim o determinar. Vem daí o motivo da substituição da religião pela mídia, pelo fato de que, para manter um mínimo de coerência, a religião acaba se chocando com os interesses de ocasião da Direita.