quarta-feira, 14 de setembro de 2022

AÍ VEM CHEGANDO O EXPRESSO 222222


Que primavera que nada! Nós outros ao redor do Equador terrestre temos verão e inverno. Logo, especialmente aqui no litoral e agreste nordestino, terminadas as chuvas e temperatura amenas de agosto, o mais tardar até dez ou 15 de setembro já é verão. Mede-se inverno e verão pelo tipo de chuva e de temperatura geral. Nada de outono ou primavera.
A começar, temos floração e frutificação, praticamente o ano inteiro, com pequena queda nos meses mais frios, que correspondem ao inverno onde as quatro estações são realmente marcantes, ou seja, de junho a exatamente início de setembro.
Enquanto nas zonas temperadas – no nosso caso brasileiro, de Guarulhos, São Paulo, onde passa a linha do Trópico de Capricórnio para o sul – há a definição das quatro estações, e definidamente a primavera é de flores, seguida do verão e outono de frutificação, no Nordeste e na Amazônia essa regra não se aplica. E, especificamente no caso nordestino, inverno é de chuva, plantação e um pouco de frio; verão, de estio, sujeito a trovoadas ocasionais e calor.
Às dez horas e quatro minutos no Japão do próximo dia 23 – ou dez e quatro da noite do dia 22 para a gente – o sol cruzará a linha do Equador, rumo ao sul, onde estará a pino na dita Guarulhos exatamente no dia 21 de dezembro. E é justo no próximo dia 22, ou melhor, às dez e quatro de noite que o verão começará por aqui; dispensando a intermediária primavera; que, em nosso caso, de fato floresce o ano inteiro.
Lá vem chegando o verão! Às 22 horas, do dia 22, do ano de Nosso Senhor Jesus Cristo de 2022.