quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Tomara!

Pelo menos algumas atitudes da Polícia sergipana nas últimas semanas me encheu de esperança de que pode ter alguém aí querendo trabalhar. Há luz no fim do túnel. É possível sim, sonhar com Segurança em Sergipe.
A elucidação de dois crimes violentos – o que vitimou um professor universitário e o que vitimou o Nadinho de Frei Paulo – e mais o que ocorreu ontem em Itabaiana com a prisão em flagrante de um delituoso enche-nos de esperança. Mostra comando. Controle. Domínio da situação. O Estado no seu devido lugar: impor a ordem através da Lei. Cuja ordem enseja o progresso já que concita os agentes sociais a produzir; e não apenas a consumir.
O fato de ter acontecido os atos infelizes não conspira contra a Polícia. Mas o fato de a mesma ter efetuado sua obrigação com prestimosidade a coloca sob respeito e a repõe no caminho daquilo que qualquer civilização deseja: segurança. E leva à certeza de que se aprontar, vai pagar. É a certeza da punição que demove qualquer um - até mesmo cidadãos de bem - de enveredar por uma trilha de crimes e maus comportamentos.