quarta-feira, 6 de maio de 2009

Fácil! Extremamente fácil.

O novo telefone da Delegacia Regional de Polícia - de eficácia históricamente duvidosa - é daquele tipo de coisa feita pra parecer que funciona, mas que não é para funcionar: 79 34318513 (clique aqui para ler mais). Fácil de memorizar, não?
Ah!... à uma reunião convocada para discussão entre 20 prefeituras, uma política comum de segurança para a região compareceram, ontem, 05/05, compareceram o prefeito anfitrião; a prefeita do Município de Cumbe e um representante do Município de Carira. Sequer foi notícia no site da SSP do Estado.
Cá pra nós, ninguém acredita nisso. Os menos afortunados se defendem como podem. Os mais afortunados, uma vez importunados seriamente, contratam o pistoleiro que "resolve" o problema. Eles acreditam nisso.
"Tô pagano!!!"

terça-feira, 5 de maio de 2009

Ufa! Luz no fim do túnel

Da minha parte, quase me dou por satisfeito. Quase.
É que foi aprovado o Projeto de Lei Complementar de número 217, de 2004, proposição do ex-senador pelo Amapá João Capiberibe que obriga TODO o Poder Público, em todas as suas instâncias – Federal, Estadual e Municipal – a liberar as informações sobre compras de bens e/ou serviços em tempo real pela internet.
Mais aqui.
É mais ou menos o seguinte: o funcionário da Secretaria Municipal de Educação compra uma caneta numa livraria de Itabaiana e, de imediato, aparece a compra no sistema, acessível a qualquer pessoa através da internet, com o tipo e marca da caneta, sua referência fiscal, valor pago, local da Secretaria a que se destina, CNPJ da firma que vendeu e CPF do funcionário que comprou.
Em 2003, diante da magnitude da documentação descoberta na Câmara Municipal de Itabaiana; e fiel entusiasta da campanha de moralização da Casa ali promovida pelo então presidente José Francisco de Andrade - Francis de Andrade – e de cuja administração tive o prazer de participar fiz publicar um artigo no Observatório da Imprensa, versão on line (aqui) que acabaria por repercutir um pouco mais além... bem, mas o positivo é que, uma vez sancionada esta Lei, as prestações de contas em linguagem popular feitas no biênio 2001/2002 por Francis de Andrade serão pintos, diante do que virá pela frente. Isso em todo o país; todo e qualquer Estado; em todo o qualquer município, inclusive nas câmaras municipais.
“Neguinho” até que pode roubar; mas será descoberto na mesma hora. E o que mais ladrão detesta é ser chamado de ladrão.
Na minha modesta opinião, uma vez sancionada pelo Presidente da República, esta Lei será da maior importância para mudança nos hábitos de governar. O Estado passa a ser do Estado e de seus legítimos donos: seus cidadãos.

domingo, 3 de maio de 2009

Até que enfim, o frio.

Ainda não é aquele friozinho de final de junho ou do mês de agosto. Por enquanto só uns poucos 22 ou 24 graus. Mas pra quem já estava há seis meses entre 30 e 38, seja de dia ou de noite, a chegada dessa frente fria desde antes de ontem trazendo copiosa chuva e providencial refrescamento está de bom tamanho.

Fusquinhas

Leio no blog de Marcos Aurélio, secretário municipal de Comunicação que a TV Atalaia, atualmente no sistema Record de televisão, apresentará sua segunda etapa da eliminatória do festival “caça-talentos” “Atalaia Festival” em Itabaiana. Isso me reporta a 1978, quando em festival de certa semelhança, na mesma emissora, com direito a desfile da mulher mais bonita de cada cidade, o prêmio saiu para o Município de Itabaiana – ou seja, a Prefeitura - que nunca o teve alienado como bem público (não há nenhuma Lei municipal reconhecendo a aquisição de tal bem), e, mesmo trinta e dois anos depois, como estamos em tempos pós-Micarana, que de fato mostra que os costumes não mudaram tanto por aqui, cabe a pergunta: haverá fusca de presente? Pra quem?