terça-feira, 19 de abril de 2016

Dez anos de histórias contadas

Completo hoje, um projeto imaginado há dez anos, com a publicação on line de toda a coleção de documentários sobre a História de minha cidade que produzi. Em cinco capítulos, com cinco temas diferenciados, porém entrelaçados, um modo de contar a bela história da minha terra, suponho eu, de forma menos cansativa.
O projeto nasceu logo depois das eleições de 2004, quando então fui candidato a vereador, única e exclusivamente com a intenção de espalhar o resumo de todas as pesquisas que até então fizera, para todas as pessoas em minha cidade, e não apenas aos doutos; geralmente limitados por conveniências mercadológicas e acadêmicas, e até preconceitos. Não fui eleito, obviamente, mas os frutos daquela estratégia ainda hoje estão sendo colhidos, e melhor: não somente por mim.
Originalmente, sem recursos pra contratar profissionais e material, vali-me de extratos de vídeos, fotografias, gráficos e desenhos, e, exceto aos vídeos, parte deles por mim próprio produzidos artesanalmente. Tudo aqui é artesanal; logo, não esperem, pois, muita qualidade artística e gráfica. Arriscaria a dizer, contudo, que a qualidade informativa foi a melhor que pude obter, e que tudo está lastreado em documentos, quase sempre fontes primárias.
Ao produzir o primeiro deles, intitulado HISTÓRIAS DOS TEMPOS DOS VAQUEIROS, minha intenção era publicar no nascente Youtube, o que foi feito, todavia me senti da obrigação de realizar uma cópia em disco, DVD, para o meu amigo e colaborador, professor José Taurino Duarte. Taurino me convenceu que poderíamos fazer uma excelente distribuição, inclusive cobrando pela cópia como forma de financiar todo o projeto. Inicialmente relutei, mas, como disse, convenci-me. Foram distribuídas por volta de 1.300 cópias. Se foram vistas, não sei; mas no meu controle, nestes dez anos, foi esse o número daquela primeira cópia. 
O projeto era publicar todos os cinco episódios em 2007, porém, só em 2008 é mais dois volumes: o segundo e o terceiro. E ai veio o problema de orçamento e de logística: pra fazer os dois últimos era imperativo que eu colhesse material bem além de Itabaiana, o que somente pude fazer em 2011, numa viagem que fiz até a Baixada Santista, circulando pelos caminhos trilhados pelo nosso povo, seja no êxodo para o sul do país; seja em suas viagens comerciais, a levar produtos locais e trazer outros de lá. Em 2013, finalmente saiu o quarto e, em fins de 2014, o quinto e último. Somente agora, contudo, é que consegui publicá-los como originalmente pensado, para que fique disponível a qualquer pessoa no mundo.
Há muitas pessoas a quem quero agradecer pela ajuda na execução desse projeto, contudo, vou me limitar aqui apenas a dois, que foram fundamentalíssimos: o sobre dito professor José Taurino Duarte, estimulador e distribuidor da reprodução em cópia física, e um cliente mui especial que, ao adquirir um exemplar do primeiro volume, e promover sessões de assistência em pleno Palácio do Governo, foi fundamental para que essa ideia ganhasse a devida credibilidade. Meu muitíssimo obrigado ao saudoso companheiro governador Marcelo Déda Chagas pela ajuda completamente desprovida de intenções prévias. Do melhor tipo que há. 
E é em sua memória que dedico aqui toda esta coleção, agora disponível para o mundo.

Itabaiana, 19 de abril de 2016.

José de Almeida Bispo
Publicitário, radialista, pesquisador, documentarista
Membro da Academia Itabaianense de Letras, cadeira 27, patronesse Maria Thétis Nunes.