sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Crucificado?


O aparente sumiço do compositor e cantor Belchior tem movimentado as rodas de conversas. Logo pistas começam a aparecer, mas essa que o Fernando Rodrigues da Folha de São Paulo acaba de descobrir é preocupante: a mais recente foto de Belchior foi tirada na OAB/Brasília e aqui ele aparece, como vêem, ladeado por Sarney de um lado e Arthur Virgílio do outro. De quebra ainda aparece o Michel Temer, mesmo que lá por trás.

E cadê o Projeto?

Que Sergipe precisa de uma sacudidela, obviamente promovida pelo Governo do Estado, disso não há dúvida. Que o governo Marcelo Deda está uma mesmice, tudo aponta que sim; logo, para parecer diferente tem que fazer algo mais. Mas o Projeto Sergipe Cidades, por cujo, o governador acaba de autorizar a execução do valor de 28 milhões de Reais, de novo, parece mais uma peça publicitária do que um projeto revitalizador.
Dentre outros vícios de origem, o Governo do Estado põe sobre as costas dos prefeitos a responsabilidade maior do cumprimento das futuras obras. No nosso modo de entender é necessária a participação das municipalidades, todavia, o governador deve se precaver dos interesses pessoais por trás dos interesses públicos, e sempre dispor do “Plano B”. Aqui em Itabaiana, por exemplo, pode ser uma beleza: o prefeito, que é politicamente contrário ao governador vai dizer que o governador não mandou o dinheiro, enquanto o governador vai dizer que o prefeito não foi buscar (o imbroglio das clínicas da Saúde é um exemplo: nenhum dos dois quer resolver). E aí? Além de Itabaiana estar no Estado de Sergipe – e a esfera maior de governo ter autoridade sobre a menor – existe uma grande quantidade de intervenções diretas que poderiam ser feitas, totalmente à revelia do prefeito Luciano Bispo. Dispensa até a participação dos apoios locais do governador, se necessário.
Está na hora do governo de Sergipe ter um helicóptero para deslocamentos do governador. Está na hora de associar marketing com trabalho já que, apenas o primeiro, não tem grande sobrevida neste tempos de internet e celulares com câmeras fotográficas de alta definição, além de gravadores de voz.
Buscamos o projeto para manter uma melhor visão dele e só encontramos propaganda sobre o mesmo; nada mais em detalhes.
...
P.S.
Agora, cá pra nós, o Governo do Estado investir em Canindé do São Francisco, numa área específica da Prefeitura... é uma piada! Canindé (pop. 22.534; renda 70.435.442,63/08, R$ 260,48 hab/m) tem renda relativamente muito superior a Campos do Jordão, São Paulo (pop. 46.332; renda 97.386.809,98/08, 175,16 hab/m) e a São Borja, Rio Grande do Sul, cidade de dois ex-presidentes: Getúlio Vargas e João Goulart (pop e 63.257; renda 70.638.183,55, R$ 93,11 hab/m), só pra ficar em dois exemplos(*).
Êta tribunalzinho!!!
...
(*) Dados: Secretaria do Tesouro Nacional. Execução Orçamentária dos Municípios - Exercício 2008

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Fora da lanterna

Recentemente publicamos aqui uma tabela (clique aqui para vê-la), demonstrando a precariedade de nossas rendas municipais, sugerindo o impacto que isso possa causar numa administração não responsável, gerando danos muito maiores que a outros municípios que lidam com certa folga de receitas. O ano em questão foi o de 2007 que, de certa forma repete um padrão desde que começamos essa série, a partir de 1989. Com a disponibilização pelo Tesouro Nacional do Balanço de 2008, vê-se que todos os municípios sergipanos melhoraram, exceto São Cristóvão que por isso mesmo, assume a lanterna em matéria de arrecadação. A tabela não contempla os municípios de Divina Pastora, que não deve ter enviado a tempo seus dados, nem o também faltoso em 2007, Graccho Cardoso. Quanto a São Cristóvão há um erro nos lançamentos haja vista que o valor lançado como Execução de Receita é pouco maior do que os repasses federais do mesmo ano. Todavia, ao juntarmos os ditos repasses com os repasses estaduais, o valor fica em torno de trinta milhões e quinhentos e sessenta mil reais, o que não influencia no resultado final da tabela.(clique nela para ver maior)

terça-feira, 25 de agosto de 2009

Isso é muito “arriscoso”

Bastante arriscada a afirmação do ex-governador João Alves Filho sobre os prefeitos que atualmente seguem ao governador Marcelo Deda “mamar nas tetas do governo” e depois irem pro seu abraço quando o mesmo, hipoteticamente ganhar o governo do Estado(mais aqui). A minha sensação de que o ex-governador falou besteira está na constatação de que “se não passa manteiga em venta de gato”. O danado vai lamber; pode ter certeza.
Para um homem público ou que experimenta momentos de vida pública (há muita diferença entre os dois tipos), certas afirmações são de extrema infelicidade.
Conheço um prefeito que, em certo momento fora de mandato andou a “dar asas” a alguns sonegadores “amigos”, contra a administração de um outro que lhe sucedera. Resultado: nunca conseguiu – e talvez nunca venha a conseguir – por as contas do Município em que reina de pé. Perdeu – ele e a sociedade como um todo - a oportunidade de ouro que teve para resolver um problema secular no município que administra: o problema de arrecadação.
Sem dinheiro, alguém vai a algum lugar?

Meu Deus!

Do que é capaz essa turma!
Aqui (clique).
Pior é que, quem fica com vergonha desse tipo de "autoridade" sou eu. Que nunca saí do Brasil, logo, não posso ser censurado lá fora quando lá bota as caras.
É envergonhador.