quinta-feira, 28 de maio de 2009

O lado bom da rede...

De repente há espaços que normalmente só seriam dos "eleitos".
Aqui.

Se...

Se a pesquisa do Vox Populi estiver certa;
Se a turma do PT tiver juízo;
Se o quadro continuar da forma como está:
O próximo presidente da República continuará o trabalho de Lula e será alguém com sangue nas veias. Mais quente, inclusive.
Um socialista.

Pesquisa completa aqui:
www.pt.org.br/portalpt/images/stories/arquivos/pesquisa%20vox%20maio%202009.ppt

quarta-feira, 27 de maio de 2009

A dinâmica da política

A cada evento de larga proporção que ocorrer a um povo ou país, uma velha safra de políticos sai de cena para entrar uma nova. Para não muito ir adiante, foi assim no início da última Ditadura que tivemos, inaugurada em 1964; com seu fim, a partir de 1980; com a eleição de Lula à Presidência da República em 2002. Este, um caso ainda em curso.
Em Itabaiana, tivemos uma grande mudança com o fim da República Velha em 1930; com o fim do Estado Novo que a sucedeu, em 1946, consolidada em 1950; uma outra a partir de 1970, quando se consolida a liderança de Chico de Miguel e, por fim, quando esse período cansa ao fim dos anos 80.
Até 1950, a moeda eleitoral era o favor pessoal. A partir de 1950 entra em cena o dinheiro vivo que sai de cena, voltando ao estilo de antes dos 50, até o fim da Ditadura, início dos anos 80. Aqui retorna com toda a força a presença do dinheiro vivo além da sempre presente troca de favores. Em todos os casos, um regime danoso para a sociedade e para os próprios políticos avalistas de tal sistema, dele prisioneiros, na base do “se correr o bicho pega; se ficar o bicho come”.
As três últimas eleições municipais em Itabaiana foram de um nível de corrupção eleitoral impressionante. Não foi o bastante, os cargos públicos leiloados sob variadas formas - não entregues, claro, por aqueles que perderam; os rumores de compras de sufrágios a dinheiro vivo são enormes. Mas isso tem um custo e muito alto. Menos ruas pavimentadas; menos escolas construídas ou construídas de forma precária; menos qualidade de vida para todos em nome da vantagem, às vezes fantasiosa, de uns poucos. Pedir aos que militam na política que observem isso é dar bom dia a cavalo. Mas, da mesma forma que um alcoólatra se joga ao vício e depois paga com um fígado em frangalhos, chega um momento em que a natureza da dinâmica social cobra seu preço ao político praticante da corrupção. É hora de mudar. Porém, muitos, mesmo que tenham pensado em mudar, tanto se acostumaram ao vício que teme em dele sair. E aí, a casa cai.
A Lei Complementar – fico a dever o número – sancionada hoje, 27 de maio, terá um peso muitíssimo maior nas transformações políticas que vêm por aí do que a LRF que tirou meio mundo de gente tradicional da política. Não vai valer à pena; mesmo pros cabeças de bagres do “zoião”.
Suspeito que em Itabaiana entramos definitivamente na era da renovação de quadros. Talvez isso atrase um pouco; todavia, como num terremoto, quando acontecer, sua força será potencializada proporcionalmente ao tempo em que demore a vir.
Itabaiana - Prefeitura e Câmara - só tem dois anos pra se adaptar à nova Lei. É muito tempo, porém, além de passar rápido, é o que foi possível.
Detalhe: sem esperanças de retrocesso na Lei. Como a LRF, essa veio pra ficar.

Até que enfim

Esta quarta-feira, 27 de maio, é um dia histórico para o Brasil, em que pese o JN não dedicar uma mísera linha ao assunto; e com certeza, ele ser tratado a pão e água pela maior parte da mídia, que se diz, todos os dias defensora da moralidade, além do alarido que faz contra a cobrança dos impostos. Foi sancionado, logo, agora é Lei, o projeto de Lei Complementar 217/2004.
Prefeito, secretário, governador, qualquer outro administrador, inclusive das câmaras municipais sofrerão sanções se não divulgarem na internet os gastos na máquina pública.
Essa será uma revolução muito maior do que a da Lei de Responsabilidade Fiscal, porque será o cumprimento da publicidade nos negócios públicos, existente em quase todas as constituições brasileiras, mas que os espertinhos sempre acharam um meio de burlar sob pretexto de custos elevados e falta de material humano para efetuar tala publicação, além de faltar uma Lei específica sobre o assunto. Essa não é somente específica: é especifíssima e traz penalidades.
Agora até podem roubar; mas serão descobertos imediatamente.
É hora de repensar os "financiamentos de campanha".
Mais aqui.
(Post scriptum)

Minha dor é perceber que...



Dá para acreditar no bom sucesso da administração da SMTT de Itabaiana desse jeito?

A cena aí da foto foi colhida, hoje, quarta-feira, 27 de maio, às 12:10, na Avenida Manoel Francisco Teles, na altura do número 1001, esquina com José Ferreira Araújo, proximidades do Estádio Presidente Médici, ainda centro da cidade, em frente ao Restaurante conhecido como Carminha II. Não é um caso isolado. Ao contrário. Vê-se que a viatura está devidamente fechada o que denota a ausência de seu condutor, logo, estacionamento cem por cento intencional.

Fere frontalmente o Artigo 181 do Código Brasileiro de Trânsito, no seu Inciso VIII com multa mínima de 120 Ufirs, 05 pontos na carteira do condutor e reboque do veículo.

Se a Polícia esculhamba, a quem recorrer?

terça-feira, 26 de maio de 2009

Qualquer maneira

Sobre o que representa para Itabaiana a vinda da Caravana do Esporte e da música(ver aqui e aqui), repito os versos de Milton e Caetano:
"Qualquer maneira de amor vale a aquela
Qualquer maneira de amor vale amar
Qualquer maneira de amor vale a pena
Qualquer maneira de amor valerá."

(NASCIMENTO, Milton e VELOSO, Caetano in Paula e Bebeto)

Cartas de intenções

Grande pacote de intenções, o conveniado entre os governos federal e estaduais do Nordeste(veja na íntegra, aqui). Meio burro, o que eu não consigo ver são os pontos de destravamento do processo que, a excessão da intervenção direta, atualização do Registro Civil, tem tudo pra necessitar da boa vontade de terceiros. Que podem não querer o ofertado.

domingo, 24 de maio de 2009

Trânsito de Itabaiana 05



A Avenida Ivo Carvalho é a mais importante e mais movimentada da cidade. O local aqui assinalado está a 50 metros da Delegacia Regional de Polícia, 40 de uma das quatro emissoras de rádio, e trinta da sede do maior provedor de internet da cidade.

Ninguém me avisa!!!!

Estrangeiros.

Não é da minha conta, mas, determinados eventos que ocorrem na capital envolvendo pessoas da sociedade itabaianense me reportam a uma observação feita por Josias de Souza, da Folha de São Paulo, durante a última campanha presidencial. O coluno-tucanista não se conteve com o mineirismo de Aécio Neves e saiu com a seguinte exclamação: “É, Aécio está em São Paulo pedindo votos pra Alkmin. Em Minas Gerais ele inaugura obras junto com Lula.”
Também me faz lembrar uma sabedoria de tabaréu: “O galo onde canta, aí janta”.