quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

“Fio” com a corda toda.

Das onze emendas parlamentares no Orçamento Geral da União, cujo dinheiro é destinado a uso dentro do município de Itabaiana, num valor de dois milhões e duzentos e oitenta mil reais, o ex-deputado José Milton de Zé de Dona abocanha através de sua Associação Serrana a bagatela de 460 mil reais, ou seja 20 por cento. Isso é mais do que o valor dos 400 mil reais destinados ao Hospital Regional Dr. Pedro Garcia Moreno. Abaixo apenas do destinado à Maternidade São José, no valor de hum milhão de reais na Emenda funcional-programática: 10.302.1220.8535.0134, proposta por dois deputados itabaianenses, cada um com a metade. Detalhe: das emendas destinando dinheiro à Maternidade e ao Hospital , até o último dia 10/11 nada havia sido pago. Já no caso das emendas à associação do ex-deputado, em ambas ele já recebeu 43, 48 por cento do valor, ou 200 mil reais.

Selo do UNICEF.

A profusão de municípios que ganhou a comenda do UNICEF, bem como a visível penúria dos setores municipais envolvidos, notadamente as secretarias de saúde bem o mostra o quanto está distante a seriedade na administração federal, responsável pela coleta, análise, inspeção e injeção de recursos nos mesmos municípios. O UNICEF nutre-se dos dados informados pelas secretarias de saúde ao sistema SUS. Sem fiscalização alguma desde no mínimo uma década. É um fabricar de números que é uma beleza.
O ganho da comenda pelo Município de Itabaiana, por outro lado, lembra outra, a de Município Modelo ganha em 1966 quando o município foi o primeiro produtor de farinha de mandioca do país. A comenda foi motivada pela característica fundiária itabaianense, apoiada no minifúndio bem difundido, ou seja, sua “reforma agrária” natural. De lucro concreto com isso somente a reativação parcial da estação agrícola da Fazenda Grande que prosaicamente deu na fundação do Rotary Club de Itabaiana. É que o maior motivador do dito clube de serviço em 1969 foi o encarregado da dita estação; talvez o único beneficiário com tal ato de governo.

segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

De cargos e boatos

Antes mesmo de entregar a administração municipal a ainda prefeita Maria Mendonça já é alvo de especulações acerca de uma possível posse em Secretaria de Estado. Teria alguma vantagem pra Maria tal cargo? Seria possível ao governador Marcelo Déda fazer a tal "Reforma administrativa" (na prática substituição de dois ou três cargos)? Estaria Maria enfrentando a situação de um cidadão que conheço, e que, desde o início do mandato de João de Zé de Dona na Prefeitura de Itabaiana em 1993 "é nomeado" para alguma coisa, porém, sequer é convidado por quem de direito? Por quem detém o poder de nomear?

domingo, 30 de novembro de 2008

Porque o Itabaiana Futsal não empolga.

Ora, a legendária Associação Olímpica de Itabaiana é um trabalho de vários itabaianenses, principalmente um time dentre os quais Azer dos Santos; e depois de José Queiroz da Costa que completou a obra. Foi só o dito Queiroz assumir-se como político e acabou toda a magia ficando a lenda. Desconfio que parte do sucesso medíocre ou insucesso dos últimos dez anos se deva a isso: gente querendo aparecer mais que o time.
Wilson Cunha, o Gia, tentou emplacar carreira política usando o esporte; foi uma desgraceira só.
Eis que o nome que mais aparece na história do Itabaiana Futsal é o do ex-deputado Zé Teles de Mendonça. Não dá outra: mesmo estando entre os oitos melhores do país vem logo a identificação como "o time de Chico” ou “de Zé de Chico”. Dessa forma, o único préstimo real seria a lavagem de dinheiro com tem ocorrido no esporte mundial (vide Corinthians paulista). Como acho que não é o caso, politicamente, é o mesmo que chover no encharcado.

Duplica a área urbana asfaltada.


Ainda não dá para entender o porquê de tal obra somente agora vir a ser feita, mas é fato que a prefeita Maria Mendonça deixará o comando da Prefeitura Municipal no próximo dia 1º de janeiro com um marco: ter conseguido do governo do Estado o asfaltamento de uma área que duplica o volume de vias asfaltadas na cidade. De uma tacada só, são várias ruas ou seções delas já em andamento, perfazendo, por enquanto, quase oito quilômetros e meio lineares (8,38 km*). É necessário, todavia relativizar que uma Boanerges Pinheiro vale por duas Antonio Dutra; e que os 250 metros da parte da Olímpio Arcanjo de Santana equivalem a quase metade de todo o asfalto colocado no centro da cidade há cinco anos, tal a largura daquele logradouro.

Medidas (lineares) aproximadas:

Antonio Dutra, 1,2 km
Boanerges Pinheiro (c/ Praça Gen. João Pereira), 1,3 km
Euclides Paes Mendonça, 0,25 km
José Mesquita da Silveira, 0,3 km
Miguel Teixeira (c/ Praça Gen. João Pereira), 0,33 km
Padre Filismino (c/ Praça Gen. João Pereira) , 0,43 km
Jose Sizinio de Almeida, 0,14 km
Mons. Constantino, 0,25 km
Mal. Deodoro, 0,2 km
Tobias Barreto, 0,25 km
Rua do Sol, 0,15 km
Mal. Floriano Peixoto, 0,05 km
Travessa José Hermógenes, 0,08 km
Quintino de Lacerda, 0,2 km
Cap. Mendes,0,62 km
Prof Lima Junior, 0,25 km
Manoel da Lapa, 0,23 km
Baptista Itajaí, 0,12 km
Cupertino Dórea, 0,21 km
Campo do Brito, 0,21 km
Benjamins Constant (c/ Praça de Eventos), 0,4 km
Travessa Arthur Gois, 0,06 km
Travessa Francisco Porto, 0,9 km
Av. Olímpio Arcanjo de Santana, 0,25 (**)

(*) Estas medidas foram tomadas seguindo a numeração predial que segue o padrão métrico implantado desde 1963. Estão, portanto, sujeitas a revisão de até dois por cento, positivos ou negativos.
(**) Medida tomada pelo GoogleEarth.
P.S. Há ainda mais 110 metros da Rua Jackson de Figueiredo, correspondente ao trecho, Gen Calazans - Praça de Eventos; também não constante do mapa supra.