sexta-feira, 6 de março de 2009

Conquistas

Analisando os números do SUS, por força da data a ser comemorada neste domingo conclui-se que, ao menos no que toca à saúde feminina, a melhora foi marcante. No capítulo da mortandade por parto, por exemplo, sinistro de péssima memória, durante dez anos pesquisados, de 1997 a 2006, o número de mortes foi de 17 distribuídos por 12 dos 75 municípios sergipanos. Itabaiana teve altíssima participação nesse número, tendo contribuindo com três desses casos. Reafirmo: em dez anos pesquisados. Esse é um quadro bem diferente do que imperava até os anos 60, quando era comum, famílias com um pai e filhos órfãos de mãe, frutos da altíssima mortandade por complicações pré, durante e pós-parto.
Fonte: Datasus

Bom, bom, bom, não tá não...

Mas tá bom! Apesar de uma desgraça (risos; aliás, gaitadas), meu amigo, e meu repórter não remunerado da Tribuna do Povo, então se assinando como Edivanildo Lima acaba de ter seu nome aprovado pela Câmara Municipal como o mais novo cidadão itabaianense por concessão desta títularidade. Não é da minha conta. Mas, já passou até da hora disso acontecer, depois de tanto insigne “güela” ter recebido o mesmo título apenas por ter prestado algum favor pessoal a alguém da cidade.
Aliás, outro maruinense que já contribuiu com a cidade muito mais que muitos de seus próprios filhos, até onde eu saiba, nunca ninguém se interessou em prestar-lhe tal comenda. Falo do fotógrafo “Cobertura”, Jurandi Rosa. Tá na hora de fazer um pouco de justiça com quem veio somar. Repito: principalmente depois de se já ter prestado tantas homenagens a tantos que só vieram subtrair.
Voltando ao Edivanildo, todo Mariola tem seu dia de goiabada real. Parabéns. Hehehehehe. Ou, como prefere outro nosso conhecido: Q'e q'e q'e q'e!