sexta-feira, 11 de fevereiro de 2022

EPPUR SI MUOVE(*)

 

Há 37 anos, fazendo um curso rápido, na minha área de laboratório, em Aracaju fui lotado na pousada, hoje Hotel SESC, no meio das areias da Atalaia, hoje área densamente urbanizada na Avenida Santos Dumont, de frente pro mar. Só quatro anos depois me engajaria na fundação da CDL e outras traquinagens de que tenho participado nas últimas quatro décadas nessa minha querida aldeia de Santo Antônio e Almas de Itabaiana.
Porém, lembro de ter ficado com uma pontinha de inveja ao ver o então arrojado prédio com piscina e imaginei cá comigo: se Itabaiana é uma cidade comercial (já tínhamos deixado de ser um centro agrícola); uma boa parte do comércio de Aracaju é feito por itabaianenses; Itabaiana tem atrativos turísticos... porque não uma pousada do SESC, menor, mas tão bem organizada como essa?
Em 1987 ainda estava viva em nossa memória as caravanas de ônibus chegando à cidade cheios de turistas para comprar ouro. Do mesmo modo estávamos embalados com uma novidade: fomos admitidos no SESC com o status de comerciários, acho que de serviços, o que nos daria acesso a todas as unidades do SESC de todo o país, inclusive a da então badaladíssima Caldas Novas, em Goiás.
Por que não pensar em Itabaiana?
Por que não pensar nos milhares de trabalhadores do Comércio e Serviços com hospedagem confortável e preços camaradas?
Hoje à noite recebo o convite do meu amigo, presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de Sergipe, diretor e presidente em vários mandatos da CDL-Itabaiana, Edivaldo Francisco da Cunha para a inauguração no próxima dia 18, às 18 horas, da unidade do SESC, Maria José Tavares dos Santos Machado, em cujo auditório ele será homenageado com a denominação daquele recinto.
Desde 2004 que me afastei da área de marketing e da CDL. Mas me sinto realizado em ver um devaneio de 45 anos materializado.
Parabéns a todos os envolvidos e meu muito obrigado.


(*) Expressão de Galileu depois de abjurar perante um corte raivosa de censores, com poderes de vida ou morte, de que a Terra não girava me torno do sol. “E ainda se move”.