domingo, 26 de dezembro de 2021

INQUIETANTES SINAIS DE DECADÊNCIA

 

Um comentário da minha esposa na última quarta-feira, 22, ao passar pelo local levou-me a um sobressalto. Ao ver tantos ônibus estudantis, ela comigo comentou: "dizem que no Murilo Braga agora, a maioria dos alunos é da zona rural".
Ou seja, não é somente o pequeno Grupo Escolar Guilhermino Bezerra que agoniza; o imenso Colégio Estadual Murilo Braga também já entrou na faixa de perigo.
O Guilhermino Bezerra já vai por quase duas décadas que não têm alunos do Centro da cidade, onde se localiza nas suas duas turmas. E só por um ato eminentemente político não foi destinado a outras atividades culturais há seis anos. O Murilo tem trabalhado no mesmo período com menos de 20% dos quase 5.000 alunos que recebia por volta de1978, nos seus três turnos.
A quantidade cada vez mais reduzido de gente nas faixas escolares, associada à proliferação de unidades e o aumento da renda da população, que dá preferência às unidades privadas de ensino está levando às sagradas e consagradas unidades públicas de ensino ao perigo de extinção.
Foto: Cena colhida na Rua Monsenhor Eraldo Barbosa, Bairro Serrano, Itabaiana-SE. Ao lado do colégio.