sábado, 5 de setembro de 2009
Fluidez
Postado por
Almeida
às
14:19
Vinte anos depois
Postado por
Almeida
às
00:05
sexta-feira, 4 de setembro de 2009
Udenismo velho de guerra.
Postado por
Almeida
às
23:18
Onde está a honestidade?
Postado por
Almeida
às
14:10
quinta-feira, 3 de setembro de 2009
A vingança de Baepeba
Postado por
Almeida
às
21:07
Rio São Francisco - Dinossauros: soltos ou presos?
O pior é que João Alves Filho na sua “cruzada santa” em defesa do velho Chico conseguiu fazer-se importante nesse tema, trazendo prejuízos eleitorais ao PT e a Lula, especialmente. E pior ainda é que tem gente séria que consegue acreditar em revitalização do rio (sequer sabe das condições anteriores para comparar), achando que é possível isso e manter a oferta de energia que o velho Parapitinga, ou rio do sumidouro, ou dos currais, nos oferece. Como o ex-governador adora.
A gravura acima mostra o que era o rio de São Francisco em 1645. Basta ver o exército de Maurício de Nassau, governador holandês em Pernambuco, invadindo Sergipe atravessando o rio a pés. Para ver a gravura em tamanho maior clique aqui: Biblioteca Nacional de Portugal.
Postado por
Almeida
às
14:45
quarta-feira, 2 de setembro de 2009
Efemérides
O primeiro cartório de Itabaiana é o hoje conhecido como de 2° Ofício.
Postado por
Almeida
às
22:31
Correndo risco.
A menos que o vereador queira ser um mártir tal qual Lampião e outros menos famosos, é melhor acabar com essa retórica, porque, se isso fosse para “ter jeito” já teriam no mínimo legalizado o jogo do bicho. Se não legalizaram é porque o mesmo continuará servindo para gente da segurança e da Justiça fazerem seus investimentos. "Apês" de altos preços, carrões hollywoodianos, chácaras paradisíacas... ou/e manterem duas ou três mulheres extras com pensões que não mais acabam. Ou ainda políticos em geral terem um caixa dois perfeito pra pegar dinheiro e torrar na compra de votos.
Não é pra resolver. Vardo “está a atrapalhar os negócios”. Vai acabar perdendo o mandato, porque está misturando as coisas.
Postado por
Almeida
às
15:39
terça-feira, 1 de setembro de 2009
Sem medo de ser feliz.
Como sugestão:
- Que tal um super-projeto de revitalização da bacia horti-frutigranjeira do Projeto Ribeira? Caberia aqui o asfaltamento das estradas estaduais... a que sai do Rio das Pedras, em Itabaiana, ao menos até o povoado Cajueiro, em Areia Branca; e a que sai do Gandu II até a Ribeira (tudo, 22 km, incluindo o acesso ao povoado Cajaíba). De quebra, a pavimentação dos povoados que fazem parte do perímetro e que não tem o serviço: Rio das Pedras (de Itabaiana), Mangabeira, São José, Gandu II e Mangueira em Itabaiana; e Boqueirão e Baixa Fria em Areia Branca. Tudo com saneamento básico. Afinal de contas, todos esses povoados jogam resíduos na Barragem do Projeto Ribeira.
- Ou, se o dinheiro não der, pelo menos que tal terminar a obra de pavimentação do centro de Itabaiana? Aqui onde o governo Déda colocou uma senhora capa asfáltica, faltou a sinalização horizontal que jamais a Prefeitura Municipal de Itabaiana vai ter condições de colocar, ao menos enquanto não dobrar sua arrecadação municipal, coisa improvável na atual situação. E garanto: da mesma forma que todo mundo sabe que “foi Deda” quem asfaltou, vai saber que “foi Déda” quem sinalizou. Agora, pela metade, não dá, né? Fica parecendo meio abandonado. E não adianta fazer beicinho em função das questões eleitorais-partidárias ou achar que quem perde com isso é Luciano Bispo. Não é!
- Ou, poderia ainda o governo do Estado fazer uma grande obra viária em Itabaiana, muito necessária. No caso, a abertura de uma avenida ao norte da cidade, possivelmente à margem sul do Açude da Marcela interligando a Rodovia Estadual “Estrada das Candeias” à BR-235, na região do Bairro Queimadas. Isso retiraria o trânsito rodoviário que já se faz intenso, de dentro da cidade. Claro, a avenida teria que ser uma avenida de verdade. Não como a Percílio Andrade, uma embromação do governo Augusto Franco.
-Ou, a materialização da Igreja Velha como atrativo de turismo histórico (antes que a idéia esfrie). Aqui seria bem baratinho. Um acesso asfaltado até a Agrovila (dois coelhos numa só paulada) de 3,3 km; e infra-estrutura com preparação para visitação.
Idéias e necessidades é o que não faltam em Itabaiana para o governo do Estado investir. Mas tem que lembrar os versos de Arnaldo Antunes:
“A gente não quer só comida; a gente quer comida, diversão e arte.(...) A gente não quer só dinheiro; a gente quer inteiro e não pela metade.”
E lembrar-se: todo artista tem de ir aonde o povo está.
Postado por
Almeida
às
22:29
Valores
A igreja caindo aos pedaços acima é parte do Engenho dos capuchinhos encontrado pelos holandeses em 1637 que o publicaram no mapa (detalhe) de 1646. Esta localizada à margem da BR-235, próximo a ponte desta sobre o rio Comendaroba, poucos quilômetros depois da entrada para a Boa Luz, sentido Aracaju-Itabaiana. Pela legenda do mapa principal da coleção, “Praefectura Paranabucae pars borealis”, trata-se de um engenho movido a roda d’água com capela. Logo, a igreja em ruínas não é de 1637, porém o sítio é histórico e a edificação que ora rui certamente foi construída antes de 1757, quando da expulsão dos capuchinhos.
A outra Igreja da Comendaroba, nos arredores de Laranjeiras, e em cujo solo do engenho abandonado a cidade se desenvolveu foi ereta pelos carmelitas - outra congregação, portanto - como atesta o relatório de bens eclesiásticos de 1764 (Anais da Biblioteca Nacional, volume 32, página 79).
Postado por
Almeida
às
19:43
O mínimo de Lula e o tucano
Postado por
Almeida
às
16:26
segunda-feira, 31 de agosto de 2009
De aniversários e partidas.
Infelizmente, ao lembrar do aniversário da Rádio Capital, tenho também que lembrar que no dia hoje, uma das vozes, mesmo que emprestada, que ressoou a marca registrada da Rádio – seu conjunto de vinhetas – o radialista Dermeval Gomes nos deixa aos 67 anos de idade(mais aqui). O trabalho de Dermeval, a quem tive o privilégio de dirigir foi um dos pontos mais altos que obtive no ofício de radialista. Jamais o esquecerei pois faz parte dos meus raros momentos de vitória.
Vai com Deus, amigão!
Postado por
Almeida
às
21:31
É falsa!
Essa pesquisa é falsa! E pior, põe em cheque a credibilidade de todos os demais números. Eu até aceitaria que o cenário pra José Serra, ao menos no que toca a Itabaiana estivesse como apresentado pelo jornal. Da mesma forma quando se trata do governador Marcelo Deda que muito pouco tem feito na região para reduzir a forte rejeição/descrença de que por cá desfruta. Logo, confirmaria a tendência de favoritismo de João Alves Filho. Os números como apontados, são falsos. Tão reais quanto uma nota de três reais. Mesmo que não os fossem passariam a ser pela subtração de informações valiosas.
Postado por
Almeida
às
15:35