quinta-feira, 20 de outubro de 2022

QUEDA DE QUALIDADE

 

Porta-aviões voador, no jornalismo da CNN. Tipo de erro recorrente na mídia em geral, querendo competir com o ambiente de fofoca das redes sociais.

Antes de ontem li algo sobre a baixa qualidade das novelas, artigo muito bem argumentado, levando-me a constatar a profecia do “Macaco Simão” (José Simão, Folha de São Paulo, maio de 1999), quando da morte do dramaturgo e romancista Dias Gomes: DIAS GOMES MELHORES NÃO VIRÃO. Juntando a escalada de falta de decoro de autoridades, a contar da Presidência da República, com ojeriza total à liturgia do cargo, de educadores em geral, em nome da modernidade, com mais as barbeiragens que publico, e somente depois é que as enxergo; mas principalmente da mídia, especialmente a escrita – imprensa - é que se descobre o tamanho da nossa miséria cultural. Queda imensa de qualidade.
A toda matéria a ser publicada é obrigatório um mínimo de perfeição. Falar, se falar de qualquer jeito é tolerável; já a publicação, obviamente destinada à massa, mesmo que a setores mais restritos há que ser tecnicamente impecável, dado o peso do sentido educativo que encerra. Não pode ser às pressas, como enseja o “print” ou figura em anexo; sem revisão, como se estivesse na labuta do dia a dia num meio de feira qualquer.
Tudo isso me faz lembrar que, até quarente anos atrás, âncoras de programas noticiosos de rádio e TV eram muito raros e limitados, no linguajar e nas temáticas pelo “editor-chefe”. E em geral, “a notícia era redigida pelo redator, obviamente; e lia-se para que o ouvinte/assistente formasse ele mesmo sua opinião. Como resultado imediato, precisão maior nas informações e principalmente, nível zero de assassinato da língua. Atualmente, entre o desleixo, analfabetismo funcional e especialmente a pressa em competir com a fofocaiada das redes sociais, perdeu-se completamente o refinamento.
Tempos brutos.


terça-feira, 18 de outubro de 2022

RECITAL NA VÉSPERA DO ANIVERSÁRIO DO MUNICÍPIO DE ITABAIANA.

 

Já há mais de dois anos parados, devido às restrições da pandemia voltam a ser expostos os banners sobre a História de Itabaiana, nesta quarta-feira, dia 19 de outubro e véspera do 325º aniversário da Emancipação de Itabaiana, com criação do Município pelo decreto de 20 de outubro de 1697.
Terá lugar durante o 5º Recital IFS – Instituto Federal de Sergipe, na antiga Fazenda Grande, logo após o Lar Cidade de Deus e saída da estrada para o Bom Jardim.
Sobre o Recital, alunos do Campus (do IFS) e das escolas de Itabaiana e região desenvolverão trabalhos nas mais diversas expressões artístico-literárias, como música, paródia, poesia, cordel, dança e teatro.
A 5ª edição do evento acontecerá amanhã, 19/10, das 09h às 17h, nas dependências do Campus. Sua programação contará com ampla abertura temática focada nas diversas expressões artístico-literárias, e promoverá intercâmbio cultural entre a comunidade do IFS e das escolas de Itabaiana e de municípios circunvizinhos.


segunda-feira, 17 de outubro de 2022

FOI NOS BAILES DA VIDA...

 


"Foi nos bailes da vida ou bar em troca de pão que muita gente boa pôs o pé na profissão;" (Milton Nascimento - Fernando Brandt)


Na última década tornou-se cena comum, encontrarmos solitários músicos nas ruas centrais de Itabaiana, fenômeno cultural antes visto somente em grandes centros, tradicionais mercados de arte, como Recife, Salvador, Rio e São Paulo.
No início do mês, ao adentrar a agência da Praça Fausto Cardoso do Banco do Brasil, para realizar um pagamento no caixa eletrônico, por volta das 19 horas me vi contrariado: enquanto fazia o processo na máquina, o garotão empunhando seu plangente violão me premiava com um João Gilberto pra nenhum João Gilberto botar defeito. Virtuose nas cordas, o cab’a é também de excelente afinação e harmonia. A contrariedade surgiu quando vi que não trazia nada no bolso em dinheiro, nem também fui sacar, já que a conta paga não era minha.
Mas, vez ou outra, encontro alguém, geralmente na Rua São Paulo, Rua General Maynard, e na semana passada na Travessa Francisco Ferreira onde se localiza a Calçadão Prefeito Luciano Bispo.
Universidade para a vida artística. E sinais explícitos de civilidade na minha ainda rústica cidade, apesar do processo de refinamento.