sábado, 1 de abril de 2017

Quando falta o estadista - O que pode a falha de um único homem



A queimação geral dos políticos enuncia que estamos apenas em mais um começo de tempos sombrios. Dos políticos maiores no cenário nacional, com natural pré-indicação a concorrer à Presidência, apenas Geraldo Alckmin continua mais ou menos salvaguardado. Ma non tropo. E Aécio Neves, apesar de ainda não ter sido “comido”, como assim a ele se referiu o senador Jucá, vive na corda bamba e possivelmente nunca venha mais a ter visibilidade, real ou suposta pra enfrentar uma corrida à Presidência. Que cada vez mais fica estranha e com ar de 1965.

Aécio, o culpado de tudo.
Ainda não consigo digerir como normal a derrocada de um governo com altíssimos índices de popularidade que bate o fundo do poço em apenas três meses, mesmo depois de um ano de relativa queda, sem aparente razão, como ocorreu ao primeiro governo Dilma ao seu final, e início do segundo. Só uma condição explica: a cúpula do PT decidiu que doze anos estava de bom tamanho e se preparou para jogar a toalha. Para Aécio. E porque não deu certo? Porque Aécio não chega nem de perto ao rasto do avô. Aécio não soube compor e entregou uma eleição ganha, que o PT, conscientemente estava lhe entregando. E detonou o processo de desgraça que ora se abate sobre o país e para o qual não há saída honrosa, já que todo ele feito por ladravazes. Tivesse ganho em 2014 e conseguido montar uma equipe, ao menos no nível do que montou Itamar Franco, não somente teria abortado a fúria odiosa da cleptocracia sonegadora contumaz contra o suposto fiscalismo do PT, como teria dado sentido à massa oposicionista comum, ansiosa por uma nova ilusão direitista. E Aécio falhou. Bastava ter composto com alguns líderes nordestinos e, mesmo que apertado, mas, com o maciço apoio do sul ganharia de Dilma encerrando assim esse período do PT, sem a selvageria que a seguir se formou pelo país inteiro.
Aécio falhou. Zero por cento de estadismo. E pode ter ferrado o país pelas próximas duas décadas, já que este está completamente acéfalo.