quarta-feira, 6 de agosto de 2008

No estrito cumprimento da Lei.


Cruzamento das ruas São Paulo com Sete de Setembro, o mais movimentado do centro da cidade, quarta-feira, seis de setembro de 2008. Depois de permanecer por cima da faixa de pedestres (que ora desapareceu fisicamente) por todo o tempo em que o sinal ficou fechado, a viatura da Lei avança um pouco e, enquanto aguarda o sinal abrir para os quem vem (todos parados respeitosamente) no sentido Largo Jose do Prado Franco para a Praça João Pessoa, a dita viatura estaciona bloqueando o outro sentido permitido, para “um papinho” rápido.
Cidade de Itabaiana, nalgum lugar dela, domingo, 03 de agosto de 2008, um radialista conhecido e até temido, com trânsito livre nas mais altas esferas do poder no Estado toma o celular e contata o comandante da Polícia Militar responsável pelo Terceiro Batalhão de Polícia estacionado no mesmo local que sediou o segundo distrito policial da história de Sergipe em 1665. O motivo é o flagrante descumprimento da Lei por parte de motoqueiros e donos de sons gigantescos posicionados nas malas dos carros, que andam a fazer intenso barulho com seus artefatos. O comandante agradece o alerta, promete providencias e o radialista ainda hoje espera. Liga o mesmo radialista para o responsável pelo Ministério Público que também promete providências, e nada acontece. Por fim, depois a Justiça estacionada na Comarca - que já nasceu com seu primeiro titular descumprindo o seu dever de nela estacionar - aciona os chefes de partidos para que contenham seus partidários "afobadinhos". E fica a pergunta: quem manda é a Lei, devidamente executada por seus profissionais pagos pelo dinheiro do povo; ou os chefes de partidos? Ou as torcidas... ou as gangues? Se fosse a primeira, sequer baderneiro na rua existiria, muito menos a necessidade de intervenções de algum importante.
E sem a devida resposta positiva.
E ainda acusam meu lugar de ser violento... Sem Lei, quer o quê?

Em tempo:
Não fazem mais de seis semanas dois “donos do mundo” resolveram abrir os porta-malas e exibirem seus dotes de macheza através dos tweeters, woofers e etc., vizinho a mim. Um telefone e apenas três minutos se passaram para que essa mesma PM chegasse e pusesse ordem. O que está acontecendo de três semanas pra cá?

Memória:
(...)
Huma occurencia desagradável se deu ultimamente. Os soldados Jose Francisco dos Santos e Pedro d'Alcantara Eleutério, praças do destacamento da Villa de Itabaiana, escoltando d'ali para a Cidade de São Cristóvão a um criminoso como me foi comunicado pelo commandante do respectivo destacamento em officio de 25 do corrente, não sei porque fatalidade deixarão evadir-se aquelle criminoso, pelo que forão presos a disposição de V. Exª, que ordenou(...)

Quartel do Commando Geral do Corpo de Polícia no Aracaju 30 de janeiro de 1864. - Illm. e Exm. Sr. Doutor Alexandre Rodrigues da Silva Chaves Presidente da Província.
(oficio por) Gonçalo Paes d'Azevedo e Almeida. Major Commandante.
In:
Relatório com que no dia 24 de Fevereiro de 1864 o Ex-Presidente desta Província Doutor Alexandre Rodrigues da Silva Chaves entregou a administração da mesma Província ao 2º Vice-Presidente Commendador Antonio Dias Coelho e Mello. Sergipe. Typ. Provinccial. 1864. Anexo: Relatório do major Commandante do Corpo de Polícia. Pg 04.
http://www.crl.edu/ (Brazilian Provincial Reports).