domingo, 5 de outubro de 2008

Ecos de 1986.

Em 1986, mais uma vez havia uma contenda muito forte entre os dois grandes grupos de coronéis da política sergipana. O grupo do antigo PSD, de fôlego renovado com a entrada em cena do então governador João Alves apresentou o hoje senador Valadares, enquanto que o grupo mais afinado com a também antiga UDN apresentou o peemedebista José Carlos Teixeira. Valadares pelo PFL (ex-ARENA que pulou fora do barco derivante) e José Carlos, fundador do PMDB, porém que representava a sua ala e a família Franco, donos do Estado.
Uma amiga minha, pessoa simples e analfabeta foi orientado pelo esposo, também amigo meu (in memoriam) para votar em Antonio Carlos Valadares, com o número 25, candidato de João Alves, e de Luciano Bispo, Djalma Lobo e José Queiroz, como lideranças locais. Depois de todos terem saído da sessão estabeleceu-se a contenda: o marido indagou suspeito sobre o cumprir do acerto em relação à mulher:
- Eu votei certo! Votei em Valadares. Mas essa broca... sei não, se ela não errou.
Num rasgo de raiva pela suspeição da competência ferida a minha amiga tacou:
- Eu votei certo sim! Eu votei foi no 15. (carregando no 15)
No grupo de valadaristas, portanto do 25, uns puseram as mãos à cabeça e outros deram de rir já que não havia mais nada a fazer.