sábado, 6 de junho de 2009

Congestionamento "gigante".

Já sei namorar, já sei beijar de língua agora só me resta sonhar.
(Marisa Monte, Carlinhos Brown e Arnaldo Antunes - gravação: Tribalistas).

E não é que a cidade de Santo Antonio de Itabaiana inscreveu-se no rol das “cidades grandes” do Brasil? É, já "semo" grande!
Hoje, sábado, 06, às 10 da manhã, um congestionamento gigante, para os padrões locais, de mais de duzentos metros pela Rua Campo do Brito fechou também as transversais, Comendador Francisco José da Cunha, Batista Itajay e Cupertino Dórea. O motivo, como sempre a completa falta de organização no trânsito de Itabaiana, que vem tornando-se cada vez mais caótico, desde início dos 90.
Essa rua, a Campo do Brito, é de todas a mais problemática. Com fluxo duplo de direção, durante os dias normais não apresenta maiores problemas. Nos dois dias de feira livre que lhe fica na adjacência, entretanto, se transforma numa tremenda dor de cabeça. Apesar de ser uma rua larga, ela é hoje a artéria mais usada no centro da cidade nos dois dias citados e aí entra mais um elemento complicador: os estacionamentos de veículos. No congestionamento observado hoje, por exemplo, havia dois ônibus no lado ímpar da rua, na esquina da Cupertino Dórea, enquanto do outro lado alguns carros de passeio também estavam estacionados. Como a rua tem sentido duplo, como já visto, ficou impossível o fluxo de vai-e-vem e aí empacou. Por dez minutos, observei, não apareceu uma viv’alma para resolver a confusão que, dadas as circunstâncias que ali se observa há mais de cinco anos, já deveria ter permanentemente, ao menos durante os referidos dias de feira livre, um corpo de guardas de trânsito pra melhor orienta-lo.
A SMTT foi criada há cinco anos e, supostamente posta pra andar desde janeiro último com promessas de plena carga já a partir de maio.
Pra variar, na Rua Barão do Rio Branco, dois carros estacionavam no mesmo horário por cima da faixa de pedestres.
Estacionar em cima da faixa de pedestres: infração grave, com 5 pontos na Carteira. Multa de R$ 127,69.