terça-feira, 15 de novembro de 2022

DE VITÓRIAS E GRATIDÃO.

 

"Obrigado, obrigado, mil vezes obrigado.
(...)
...grande fato era sempre a Proclamação da República.
Aceitai, cara mestra minha boa amizade. Tenho dito." (*)


Hoje fazem exatos 50 anos que, ao entardecer, por volta da dezessete e trinta, quase entrando pela noite recebi das mãos de alguém, de que não me lembro meu certificado de conclusão do Quarto Ano Primário, na Escola Municipal São Vicente, hoje D. José Thomaz, no povoado também mudado de nome, de Mundés para Rio das Pedras, do município de Itabaiana.
A mudança do nome da unidade escolar, não sei o que motivou a municipalidade a lhe trocar o nome em meados da primeira década deste século, possivelmente depois de anos sem mais usar o não oficial São Vicente. Já a mudança do nome do povoado, de fato ela ocorreu lentamente, a partir do início da tímida urbanização, no início da década de 1950, à margem da rodagem Itabaiana-Laranjeiras, quando antes mesmo da construção da BR-235, famílias sertanejas, carirenses e freipaulistanas se estabeleceram no local. E oficializada em Lei municipal de 2009.
Naquele tempo, pessoas do sítio – zona rural – não costumavam penetrar nos circuitos citadinos, mesmo sendo de relativas posses.
O grande sonho estudantil do garoto do sítio era conseguir o Quarto Ano Primário, o que lhe abriria um mundo maior na periferia, quiçá até algo mais.
Mas os tempos estavam mudando celeremente. Menos de duas décadas antes, nem os da cidade iam além do Ginásio, então para pouquíssimos; agora, não apenas estes já dispunham de Segundo Grau, como até mesmo na minha vizinhança já tinham pais ousados – bem raros – a encaminhar os filhos ao Colégio Estadual Murilo Braga para fazer o Admissão ao Ginásio, espécie de ENEM a seguir o antigo Primário.

Foi um momento grandioso.

(*) Início e fim de meu discurso de agradecimento, especialmente à minha professora, Maria do Carmo Nascimento, que, infelizmente, notícias preliminares me dão conta que faleceu no último sábado, de outubro, 29.
(
Montagem fotográfica com: mensagem em nome do então prefeito José Filadelfo Araújo, por sua auxiliar, Maria Izabel de Morais Santos; panfleto político, com o resumo da História de Itabaiana, da minha campanha a vereador, em 2004; capa do meu livro sobre o mesmo assunto; sob fundo da visão da minha infância da serra.)