sábado, 14 de março de 2009

Geografia urbana



Uma rápida olhadela sobre o mapa urbano de Itabaiana nos traz uma constatação: onde mais tem gente é onde menos tem serviços públicos.
A cidade concentra vinte por cento das suas residências e, conseqüentemente, habitantes, numa extensa faixa ao norte, de quase quatro quilômetros de leste a oeste e de mais de quinhentos metros de largura, entre as ruas Percílio Andrade/Av. Olímpio Arcanjo e o fim do sítio urbano mais ao norte e, nesta área, excetuando-se um posto de saúde no meio da Percílio Andrade, um outro na Bananeira e a escola que lhe é vizinha, nada mais é encontrado. Do loteamento São João, ao fim da Rua Esperidião Noronha até a escola mais próxima, segundo o mapa de distribuição das escolas municipais da Secretaria de Educação do Município, são mais de um quilômetro de distância. Ironicamente, é nesta faixa, a oeste que se encontram as duas universidades em atividade na cidade. No espaço de uma delas, a Federal de Sergipe, Campus Itabaiana, funcionaram até algum tempo atrás cursos de alfabetização no natimorto projeto CAIC.
Mesmo incluindo a linha urbana que compreende as duas vias de maior comprimento, além da Percílio Andrade, ou seja, a Jose Batista Corcínio/ Elísio Araújo/ Boanerges Pinheiro/ Jason Correia e a Antonio Diniz Santana/ Antonio Dutra/ Antonio Jose da Costa fica muito distante da privilegiada região sul e até mesmo da região leste.