sexta-feira, 13 de março de 2009

Re-invasão.



A extensa programação hoje em Itabaiana (ver mais aqui) envolvendo três juízes do Tribunal da 5ª Região, no Recife, relembra um pouco as peripécias de muito tempo atrás quando Felipe Camarão cruzou o São Francisco com seus guerrilheiros, em fuga do exército dos holandeses de Maurício de Nassau. Se vieram até a Itabaiana como os juízes de hoje, ninguém o sabe; todavia, Marcgraf gravou muito bem a estrada usada em parte pelo Conde João Mauricio de Nassau, atual zona da mata pernambucana; e em parte pelo guerrilheiro Camarão, na região entre Penedo e São Miguel dos Campos.
Observação: um dos três homenageados, Vladimir Souza Carvalho é genuíno itabaianense e, foi dito que a juíza, Margarida Cantarelli, por aqui também teve ramos.
Bons filhos à casa retornam. Pernambucanos e sergipanos têm entre si muito mais laços do que possam pensar suas vãs filosofias. Que o diga a cepa dos Barros Pimentel de onde provém o deputado federal Albano do Prado Pimentel Franco. “Jose de Barros Pimentel que já é fallecido foi casar á Sergipe d’El-Rey, com D. Joanna Martins, filha do Sargento Manoel Martins Brandão, Cavalleiro da Ordem de Christo, senhor do Engenho do Sedro Brasil...” Antonio Jose Victorino Borges da Fonseca, in Nobiliarchia Pernambucana, 1748. Coleção Anais da BN-Rio.