terça-feira, 6 de outubro de 2009

Sonhos de fumaça.

Acontece que a história não tem pressa/ E o amor se conquista passo a passo/O ciúme é a véspera do fracasso/E o fracasso provoca o desamor.
Bela Inês teve medo do "condor” /Queimou cartas, lembranças do passado/ E nessa guerra de Deus e do diabo/Entre fogo cruzado desertou.
Bela Inês, com seu peito de operário/Não me esconde seu ar conservador

Alceu Valença In
Romance da Bela Inês

Interessante esse tema que, desde menino ouço falar em Itabaiana, o da Terceira Via, na política partidária. Problema é que na hora da onça beber água tem alguém que tem uma prima que precisa do emprego, um tio, irmão, esposo, esposa, mãe, pai, namorada, “nega”; ou que tem passe pra ir pra universidade (quem sabe até um curso zero-oitocentos), um carro, uma casa alugada ou outro esquema qualquer, e aí, “calados foi (vai) cada um pro seu lado; pensando numa mulher ou num time(...)” Ou, como contou aquele missionário sobre o que disse aquele sábio e o que fez o mancebo rico: “Então vai, vende tudo que tiverdes e daí aos pobres; vem e me segue”e o mancebo entristeceu por que tinha muitos bens.
Não existe terceira via por aqui, nem existirá, até que o município atinja pelo menos 200 mil eleitores. O que existe aqui é a primeira via que já existe ou a que vai suprimir a que era primeira que, ou acabará, ou ficará em segunda deslocando o grupo antes detentor desse status.