quinta-feira, 29 de novembro de 2007

Comunicação em alta

É! Ao menos, num aspecto a nomeação de Francisco Ferreira Pereira o Chiquinho para a Secretaria de Assuntos Parlamentares e Comunicação Social – SEAPCS, já denota uma melhora considerável na comunicação social da Prefeitura Municipal de Itabaiana, antes, sofrível até mesmo na emissora pertencente ao grupo que ora governa o Município, qual seja a Radio Capital do Agreste. Possivelmente Chiquinho teve melhor sorte em montar uma equipe qual não teve o mesmo seu antecessor, Marco Aurélio.
Temos observado que insistentemente têm aparecido boletins informativos propagandísticos ou, americanizando o termo: “newsletters”, por sinal, bem escritos, com concisão e naturalmente, objetividade.
Num outro flanco, finalmente apareceu o portal da Prefeitura Municipal, sonho que acalentei juntamente com um provedor local a mais ou menos dez anos quando tomei conhecimento sobre a chegada da revolução da informação com primeiro provedor de internet em Aracaju e que, sem falsa modéstia, quatro anos depois necessitei “forçar a barra” em 2001 com o lançamento do itabaiana.inf.br.
Cansei de alertar as autoridades municipais pertinentes à comunicação acerca da importância de se instalar um provedor de internet que nos conectasse ao mundo. Por dois anos paguei DDD para me conectar a capital enquanto que outras cidades menores como Estância e Propriá, juntas com menos terminais telefônicos que Itabaiana já navegavam na rede. Isso, por aqui e naqueles tempos só poderia ser bancado pelo Poder Público municipal, único com capacidade de absorver o baixo retorno comercial de tal empreendimento. Até que em 20 de março de 2001 pus o itabaiana.inf.br no ar e, finalmente, através da CDL começamos o projeto de implantar o provedor. Um empresa privada correu por fora e se adiantou nos livrando dessa responsabilidade e, ainda por cima, destravando um estranho comportamento do então maior provedor de internet de Sergipe que teimava em não estender seu link para Itabaiana (já estava na Estância e Propriá), prejudicando assim dezenas de profissionais como contadores e advogados, e que, diante da ameaça do referido provedor privado de Itabaiana, em menos de cinco dias pôs o seu link no ar. Desde então temos dois provedores locais, hoje estendidos para mais outros quando se trata de Banda Larga.
Voltando ao Portal, está faltando ali informações imprescindíveis ao bom e desejado Estado democrático e de direito qual sejam as referentes às contas públicas. Neste item, contudo, é compreensível já que, além do portal ser novo, o do próprio Tribunal de Contas (alguns preferem faz de contas) do Estado de Sergipe tem o hábito de sonegar ou no mínimo postergar a perder de vista o resultado de suas contas. Estamos em fins de 2007 e no site do referido Tribunal, cujos conselheiros ganham nosso dinheiro para zelar pela lisura dos dinheiros, inclusive cumprindo o artigo 37 da Constituição Federal no seu caput, e apresentam apenas e de forma extremamente às escondidas suas contas relativas a 2003, conjuntamente com outros dados bem mais volumosos e que geralmente aumenta a dificuldade de achá-las (clique aqui e baixe o arquivo para seu computador, depois o abra pelo Word).
Com relação ao atual estágio de comunicação da Prefeitura Municipal, palavra de amador: todavia, apesar de toda a boa comunicação, não basta a propaganda. É preciso marketing, algo bem mais complexo.