segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Defecando em cima. Bebendo em baixo.

As denúncias de Carlinhos do PT (do Campo do Brito), hoje pela manhã, no programa de Eduardo Abril na Rádio Itabaiana FM , de que há uma lixeira imensa às margens do riacho da Camadanta é uma clara demonstração de que a coisa ta pegando em termos de política ambiental em Itabaiana.
A coleta de lixo no município, mesmo que regular, sempre foi deficitária, entretanto, a desorganização observada nas últimas semanas de dezembro próximo passado levou ao exacerbamento do velho hábito do “monturo”; o de jogar o lixo em qualquer lugar.
Ocorre que a cidade de Itabaiana toda é uma nascente. São quatro córregos no atual sítio urbano a levar água pro Jacarecica, que tem a barragem do Jacarecica II de onde vem quase cinqüenta por cento da água hoje consumida em Itabaiana e mais quatro ou cinco municípios da região. Do outro lado – a cidade hoje está num divisor de águas – existem mais três córregos, inclusive o riacho da Camadanta que recebe os demais, que correm para a barragem do Projeto Ribeira, responsável por mais outros quase cinqüenta por cento do abastecimento. E a população continua a lhes encher de lixo. É “cagar” em cima e beber em baixo. Literalmente.