segunda-feira, 20 de abril de 2009

Comemorações.

A Presidência da República instituiu por decreto do último dia 17 de abril o Dia do Vaqueiro Nordestino que recairá sempre no terceiro domingo do mês de julho (mais aqui). Não sei o que motivou a escolha de tal data, todavia, na terra berço da pecuária brasileira (ver seqüência de vídeos aqui), a data quase irá coincidir sempre com a proximidade de uma outra tão importante quanto, para Itabaiana, que é o dia 16 de julho, dia do infortúnio de Melchior Dias Moréia no Gandu, e depois na Serra das minas, e conseqüente nascimento da lenda da prata.
Também foi instituído o Dia do Nacional do Caminhoneiro no dia 16 de setembro (mais aqui). Convenhamos, nada tem a ver com as tradições de Itabaiana já que esses profissionais aqui são homenageados na véspera do Santo Antonio, dia 12 de junho. Todavia, como Itabaiana se tornou a partir da metade do século XX passado, num grande centro de caminhoneiros, será mais uma data a ser comemorada.
Post Scriptum:
Desculpas pela informação truncada. Na verdade, as duas datas comemorativas foram instituidas mediante as leis 11927 e 11928, e não por decreto como posto no corpo do texto original acima.