segunda-feira, 20 de julho de 2009

Será?

Um advogado amigo meu, com mais de setenta de vida e destes, quase trinta de advocacia costuma repetir pra mim quando conversamos e tocamos no assunto segurança: “bandido e policial civil se conhecem a dois quilômetros de distância, mesmo estando de costas um pro outro”. Concordo. Um dos assuntos onde meto o bedelho é laboratório clínico já que tenho vinte e seis anos de convivência com o tema. Mesmo depois de quinze anos sendo fossilizado pelo sistema de administração pública, mesmo sem cursos de reciclagem etc., e tal, quando o assunto me é pertinente, descubro na hora. Logo, em se tratando de Segurança, o espetáculo até pode ser importante, todavia, o que mais importa é o que acontece nos subterrâneos, silencioso, como agem as cobras. (veja mais aqui).

Câmaras
Uma das medidas anunciadas pelo secretário de Segurança Pública João Eloy é a colocação de câmeras de vigilância no centro da cidade. Quando da tentativa de fazer funcionar o Conselho Municipal de Segurança, a dez nos atrás, esse foi um dos pontos em que mais me firmei. Na época era o tesoureiro do dito Conselho; pra variar, quando o mesmo não tinha dinheiro pra nada (acho que ainda continua assim). Seria de bom alvitre que o Governo do Estado também fizesse a sinalização do trânsito, já que, ao que parece, se depender da Prefeitura e seus problemas de caixa, vai demorar um pouquinho mais. Também é preciso saber quantas câmeras serão instaladas. Se for pra fazer como está sendo feita a fiscalização no transporte, é melhor não servir de ridículo.
Em tempo, gostei do nome da operação: Normandia. Todavia, não esqueçam os “senhores da guerra”, que os russos – que não vieram pela Normandia – hastearam primeiro a bandeira da foice e martelo no Reichstag.