quarta-feira, 5 de junho de 2019

EM BUSCA DAS RAÍZES

Cultura e fé revivendo a memória

Ruínas da primeira igreja, construída pelos curraleiros (pecuaristas arrendatários), na década de 1620, em montagem com a capela recém construída no povoado Igreja Velha, seis quilômetros a leste da cidade de Itabaiana-SE


Amanhã, 06 de outubro estarei presente à primeira novena de Santo Antônio, na novíssima capelinha de povoado Igreja Velha. De fato, uma noite de rezas, popularizada pelo seu nome coletivo, já que usualmente feita em grupo de nove noites seguidas. Neste caso, tratar-se-á de um tríduo, três noites, que antecede a caminhada-procissão peregrina no dia 9, domingo, pela manhã em direitura à Matriz de Santo Antônio e Almas, na cidade, obviamente, movimentação que será iniciada às 6hs com a Santa Missa, seguida da caminhada de dez quilômetros em memória da lenda do Santo Antônio fujão. Fé e cultura ao mesmo tempo.
Desenho por nós desenvolvido, a partir da descrição do padrão das capelas do início do século XVII, grafados em excelentes quadros de Frans Post, e pelo que resta das ruínas. E cartaz da festa, propriamente dito.

A caminhada, que já será na sua segunda edição – a primeira foi no dia do santo, no ano passado – é uma iniciativa da Associação Sergipana de Peregrinos, com indispensável contribuição da Arquidiocese de Aracaju, a quem as paróquias católicas de Itabaiana pertencem.
O tríduo de Santo Antônio, na Igreja Velha é uma iniciativa da Paróquia de Nossa Senhora do Carmo, a quem está ligada a capela, recém construída, à sombra das ruínas de um dos mais antigos templos do Brasil, em que pese o seu jamais reconhecimento oficial, e por isso um dos estopins da primeira rebelião popular que temos registro em terras brasileiras, a Rebelião dos Curraleiros, que explodiu em 5 de novembro de 1656, com invasão de São Cristóvão, então capital pela vaqueirama revoltada.
Amanhã, o celebrante será o Padre Bosco Lima.

Eis a programação:
DIA 06/06 (QUINTA-FEIRA) ÀS 19:30
Tema: "Vocação e Discernimento para a Missão”
Homenageados: As Crianças
Celebrante: Pe. Bosco Lima.

DIA 07/06 (SEXTA-FEIRA) ÀS 19:30
Tema: Juventude e Missão
Homenageados: A Juventude
Celebrante: Pe. Edivaldo

DIA 08/06 (SEXTA-FEIRA) ÀS 19:30
Tema: "O discípulo de Cristo e a Vocação e a Santidade".
Homenageados: Os casais
Celebrante: Pe. Josivaldo.


DIA FESTIVO
DIA 09/06 (DOMINGO)
Às 06h - Missa em honra a Santo Antônio o "Fujão".
Às 07h – Peregrinação para a Matriz de Santo Antônio e Almas
Às 16h - Procissão, Missa, Consagração e bênção final.
Celebrante: Pe. Edivaldo Santana
Peregrinos na 1ª Caminhada do ano passado, 2018.