terça-feira, 11 de outubro de 2022

ESTRADA DAS ENTRADAS.

 

Carta Pat.e do posto de Cap.m de toda a gente que se manda a entrada dos Mocambos de Jeremoaba, provido em Fernam Carrilho. De 21 de maio de 1668. (Docs. Históricos da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro, vol. 12, p.38)

Há cerca de 45 anos saí de Sergipe via Carira em direção a Jeremoabo. Nunca tinha feito isso antes. E de fato demorei 40 anos para fazê-lo novamente; agora, já aproveitando o asfalto novinho em folha. Mas há 45 anos, numa época em que só tinha olhos para viver os naturais arroubos da juventude já sentia uma estranha sensação de que aquela era uma estrada necessária a Sergipe, e à Itabaiana em particular.  E sequer havia conversado com algum dos caminhoneiros pioneiros de Itabaiana, para saber que foi ela o primeiro acesso, a traqueostomia que oxigenou a economia itabaianense, ao levar nossos homens da estrada até os mercados consumidores do Sul, especialmente São Paulo, turbinando a economia serrana a partir de então.
Todavia, a BR-235 nada mais foi que a otimização de uma ideia não tão nobre sob o olhar de hoje; de um mundo mais humano: a Estrada Real das Entradas de São Cristóvão de Sergipe d’El-rei pros sertões do Jeremoabo. De fato, a estrada dos escravos, cariris (índios) pegos aos montes numa área desde a Serra Negra aos confins do Raso da Catarina em Uauá, limitada ao norte pelo Rio São Francisco, principalmente pelo sergipano, talvez até itabaianense (toda a área de Itabaiana era município do São Cristóvão), Fernão Carrilho.
O meu interesse pela BR-235, já em 1980 fez-me ver que a rodovia era um projeto bem mais além de Jeremoabo: ela ia até o sul do Pará, e nos ligaria ao grande elo sertanejo de Juazeiro/Jacobina.
Na penúltima segunda-feira, retornando de Aracaju, logo nos primeiros metros da BR-235, após o último viaduto, o de acesso a Itabaiana vi mais uma vez – e fotografei – uma placa que muito me satisfaz por ser a realização de um sonho: ir além de Jeremoabo; chegar a Petrolina e Juazeiro. E dessa vez, sobre asfalto.
Mas hoje, 11 de outubro à tardinha, ao passar pelo Terminal Municipal de Itabaiana, mais uma grata surpresa: já tem micro-ônibus fazendo linha regular Itabaiana-Jeremoabo. E um sobrinho residente em Petrolina já pegou o hábito de vir em lotação até Aracaju, obviamente que ficando em Itabaiana. Sem falar na facilidade que tem parte dos nossos heróis da estrada de carregar de frutas e verduras no super atacado de Juazeiro, direto para Itabaiana.
Graças à multissecular Estrada Real da Entradas, agora na sua moderníssima versão asfaltada, retificada e ampliada, denominada BR-235.
Itabaiana e Sergipe bem além das areias da praia, como advertia Frei Vicente do Salvador em sua História do Brasil, escrita em 1627.