quinta-feira, 27 de dezembro de 2007

A amizade sincera.

Há algum tempo atrás, Mino Carta, num desses momentos em que titãs como ele resolve massagear o ego de insignificantes como este meio escriba aqui, ao comentar meu comentário sobre um seu artigo (Uma advertência de sucesso, 28/06/2007 21:30h) e, num ato de pós-edição, junta-lo ao comentário gerador do fato, com propriedade lembrou-me dos alertas do grande Raymundo Faoro em relação ao perigo da ironia. Repliquei o dito re-comentário agradecido, inclusive pela lembrança do alerta de Faoro, uma das minhas leituras favoritas na ex-IstoÉ (que virou IstoFoi).
Mas tudo isso aqui é para falar sobre ironias e mostrar o quanto são sinceras as declarações lidas por mim há alguns dias atrás quando o jornalista Marcos Aurélio, ex-Secretário de Comunicação (ou Assessor, não sei) da Prefeitura Municipal, resolveu declarar a amizade fraterna entre ele próprio e Jâmisson Machado, administrador do Itnet.
Até no modus operandi os dois se parecem.
Aos fatos.
Em 2004 empreendi uma cruzada de divulgação de fatos históricos sobre nosso município usando como “gancho” um panfleto eleitoral. Pois bem. Para minha surpresa, “meu amigo” Jâmisson, logo depois ao me encontrar saudou-me efusivamente pelo trabalho... Senti-me quase viscoso de tanto elogio. Mas, mais surpreso ainda fiquei quando uns poucos dias depois, todo o meu trabalho apareceu na íntegra num sub-portal do Itnet... Sem autoria alguma. “Me arretei” e resolvi bronquear. Não sou dono de nada e tudo que faço é visando a publicação. Não negocio com informações. Não sou foca do jornalismo muito menos informante de máfias. Mas dessa vez eu “me invoquei”. Jâmisson corrigiu. Pegou o nome de uma empresa de publicidade que tenho e colocou lá como autora do trabalho. Quem fez o trabalho, na ótica dele, foi a empresa... essas coisas desta era cibernética: “não sois homem; máquina é o que sois”, numa reversão completa da bela mensagem de Carlitos, o eterno e adorável vagabundo.
Bem, eis que chegamos ao amigo de Jâmisson, o jornalista Marcos Aurélio que “recebeu de um leitor” (26/12) uma crônica sobre Chico de Miguel, cuja “crônica” aparece logo acima da sua (link para o blog nabocadopovo), no fronstspício (ops, home page) do mesmo portal em que ele publica suas mensagens. Isso depois de ter sido lida em pelo menos uma emissora (a Rádio Capital do Agreste, por Aninha Mendonça), ter sido publicada originariamente no portal itabaianase.com.br (24/12/07 às 08:08 h), y otras cositas más.
Conclusão: se o modus operandi de Jâmisson – de se apropriar do conteúdo produzido por terceiros em seu próprio nome – foi copiado por Marcos Aurélio, está confirmada a verdade da amizade entre os dois.