sábado, 8 de março de 2008

Sobre Flavio Conceição.

Tudo bem que a Justiça, como poder conservador por natureza seja de Direita, desde os primeiros ouvidores, então cobradores de fintas, e institucionalmente também de propinas. Tudo bem que a Direita queira derrubar o “analfabeto” barbudo (“essa vergonha nacional”) criando o clima de Estado Geral de Corrupção . Mas daí, aqui em Sergipe permitir a posse de Flávio Conceição no órgão de fiscalização contra a corrupção... pelo amor de Deus. Nem Arez Lobo de Carvalho (que tanto roubou o rei – e súditos - durante os leilões dos bens dos jesuítas) ousou tanto.
No mínimo fica a parecer arrogância.



CERTIDÃO passada por Alexandre de Brito Soares, Escrivão da Camara da Cidade de S. Christovão de Sergipe d'Elrei, em que se prova a valiosa e efficaz interferencia do Ouvidor Dr. Míguel de Arez Lobo de Carvalho no estabelecimento do Donativo Real.
S. Christovão, 1 de novembro de 1757. (Annexa ao n. 7557). 1559
Anais da Biblioteca Nacional. Vol. 32, p.163. Rio de Janeiro, 1910

CERTIDÃO passada por João Ferreira de Bettencourt, Juiz de fóra do Civel e Crime da Cidade da Bahia, sobre as diligencias praticadas a respeito dos sequestros e inventarios dos bens dos Padres da Companhia de Jesus. Bahia, 10 de abril de 1760.
(...) A oitava ao Ouvídor Geral da Comarca de Sergipe de El-rey Miguel de Arez Lobo de Carvalho, indo na mesma incerto a copia do mapa que se acha a fl. 17. para effeito do ditto Ministro inventariar e sequestrar as Fazendas da Tijupeba (Município de Itaporanga d’Ajuda) e Iabuatão (Japoatã) com todos os seus pertences e todos os mais bens, que apparecerem na dita Comarca e Capitania de Sergipe de El-Rey.(..)
(Annexa ao no. 4913).
Anais BN, vol. 31, p. 389. Rio de Janeiro. 1909.
(*) grifo nosso

CERTIDÃO passada por Antonio da Silveira Nolete, Escrivão da Ouvidoria geral na Cidade de S. Christovão da Capitania de Sergipe d'Elrei, em que declara que o Dr. Miguel de Arez Lobo de Carvalho exercia, ha perto de 8 annos o logar de Ouvidor geral da Comarca e que durante esse tempo creâra nos sertões as Villas de Thomar, Pombal e Mirandella. Sergipe d'Elrei, 1 de agosto de 1761. (Annexa ao n. 7557).
Anais BN, vol.32. p. 163. Rio de Janeiro, 1910.

OFFICIO do Governador Conde de Pavolide para o Conde de Oeiras, em que dá diversas informações sobre alguns desembargadores da Relação e Ouvidores da Capitania, e participa a posse do novo Desembargador Manuel José Soares e a nomeação do Desembargador Miguel Carlos Caldeira para o logar de Ouvidor do Cível. Bahia, 10 de março de 1770.
(...)Ouvidor dos Ilhéos Miguel Arez Lobo de Carvalho, que tem servido em Sergipe d'Elrei e agora em os Ilhéos, em ambas as partes tem servido com grandes clamores do povo, pelas estorções que dizem elle faz e tambem em os Ministros desta Relação acho a voz constante de que não executa ordem ou despacho algum della; tem acabado o seu tempo;(...)
Anais da BN. Vol. 32, p. 238. Rio de Janeiro 1910.