quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Quem é que manda nesta zorra?

Como sou meio burro, sempre entendo as coisas pela metade e, de certa forma, linear. Por exemplo: pra mim, quem governa é o governo. A oposição, faz oposição e, por não dispor do aparelho do Estado acaba numa situação de maior fragilidade.
Em Itabaiana, onde historicamente vereador tem tentado legislar sobre matéria estadual e até federal; e, pra ficar em poucos exemplos, também administradores municipais rogam-se ao direito de transviar recursos federais com mobilidade maior do que faria com os próprios recursos municipais a coisa não é bem assim.
Estão sendo publicadas matérias na mídia que dão conta que quem manda na polícia civil de Sergipe em Itabaiana não é a Justiça, através dos códigos de leis, como previsto; sequer o governador Marcelo Déda, a quem é dado legalmente o poder de escolher os administradores da Polícia, e menos a prefeita Maria Mendonça, autoridade máxima da administração municipal. Pelo que está posto parece que quem manda na Polícia não á Lei como previsto e sim Luciano Bispo, ex-prefeito candidato ao retorno, sem governo de Estado nem da União. Tudo bem que aqui já ocorreu em tempos não tão remotos de uma amiga da rapariga de um sargento da PM se achar no poder de mandar um soldado da corporação militar prender uma pessoa, o que foi feito. Mas isso foi nos tempos de Manoel Teles e Euclides; de Seixas Dórea e Leandro Maciel.
Guerra de informação em pleitos eleitorais são comuns. Os "santos" (de pau oco) contra os "diabos". Abusar, todavia, no máximo alegra a galera interna. E pode prejudicar irremediavelmente a visão por parte da turma dos indecisos. Em tempos de internet e celular com câmera, gravador e internet, mentiras não se sustentam por mais que algumas horas. as vezes minutos.
Mais aqui e aqui (Gol branco com placa fria em Itabaiana)). Convence a quem de direito?
Veja também aqui.