terça-feira, 14 de outubro de 2008

Sem espaços pra sonhar.

A composição da Câmara Municipal de Itabaiana que sai das urnas depois deste último cinco de outubro chama a atenção para um aspecto: o do extremo profissionalismo de seus membros. Os nomes novos são os de Ivoni e Fabinho pelo lado de Luciano e o de Olivier Chagas por parte de Maria Mendonça. Retornam Heleno de Aciole, Valmir de Francisquinho, José Teles de Mendonça, primo, e João Cândido, pelo lado de Maria Mendonça e Francis de Andrade, Carlinhos da Atlética, e Vardo da Loteca pelo lado de Luciano Bispo. Exceção a Vardo, os demais da hoste lucianista retornam depois de quatro anos.
Nada de novo. Exceção a Fabinho – sobre quem ninguém tem a mínima idéia de como agirá dentro do Legislativo Municipal - os demais, mesmo quem ainda não exerceu cargo político eleitoral não pode ser considerado nenhum infantil. Escolada na vida pública desde muito tempo, Ivoni não tem experiência como parlamentar, porém, dá de olé em muito ex-parlamentar que já passou por ali. No caso de Olivier, idem. O advogado queimou-se na eleição para prefeito de 2000, todavia, bem administrando seu até agora pequeno cabedal de votos e montado no riquíssimo caixa dos “companheiros” fez uma campanha para jogá-lo às alturas. Excelente negociador, muitíssimo bem relacionado será páreo duro para Luciano podendo inclusive cooptar toda a oposição em torno de si. Espertamente Luciano Bispo aproveitando-se do “caminho já andado”, de pronto já ali interpôs o radialista e escolado vereador Francis de Andrade, mediante sua visível turbinagem eleitoral nesta última eleição; ao contrário de outros certames quando até atrapalhou. Francis, apesar de mais duro na arte de negociar tem a vantagem da excelente retórica. A entrada de Carlinhos da Atlética supre a ausência do lado “flexível” de Francis de Andrade. O xadrez está montado. Nele só entrou profissional. Nada de novo sob o sol, já diria o rei Salomão.
A oposição buscará travar para mais vantajosamente negociar. A situação esperneará. Quanto à qualidade legislativa, somente por milagre ela terá bom efeito. A composição de titãs não deixa dúvidas: aqui só existem profissionais. Nada de amadores. Os profissionais. E, se dois bicudos não se beijam, que se dirá de dez?
Esquecamo-nos, pois, de qualquer tratativa novidadeira por parte do Legislativo Municipal itabaianense nos próximos quatro anos.