domingo, 12 de outubro de 2008

As palavras do responsável.

Não conheço o Marcélio Couto, marqueteiro que pilotou a campanha política de Maria Mendonça à reeleição. Todavia, as suas considerações iniciais sobre os resultados eleitorais de cinco de outubro, explicitadas em e-mail ao articulista Claudio Nunes (ver A hora da verdade em Itabaiana) demonstram que seu trabalho não poderia vingar. Ou ele é fraco ou, como é de praxe em pequenas economias(muita esperteza e pouca inteligência), foi enfraquecido. Estou mais a acreditar na primeira hipótese já que, no mínimo deveria ter feito como o fez Marcos Aurélio, primeiro secretário de Comunicação e Assuntos Parlamentares do atual governo: pegar o boné e cair fora enquanto foi tempo.
É impossível se bem trabalhar com gente que acha que porque ganhou dinheiro já é o mais sábio dentre os mais sábios do mundo (Tô pagano!!! – como diz a Lady Keiti do Zorra Total). No caso aqui, quem ganhou várias eleições. Acho que a prefeita não chega a fazer exatamente esse figurino, mas, além de ter a péssima idéia de não buscar somar mais e mais, e sim cercar o que tem, impedindo a saída, mas também a entrada, no “seu lado político” tem muito mais gente com o olho maior que o planeta e a visão que só enxerga o umbigo, que do “lado” de Luciano. E esse pessoal, esteja em que lado estiver é exímio em destruir, impedir, tosar, e fazer desaparecer a tudo que demonstre progresso, que naturalmente sempre lhe é uma ameaça.
Ainda sobre o disposto pelo Marcelo em seu e-mail, redime-se ele quando aponta a falta de comunicação da Prefeita com o eleitorado como responsável pela sua derrota, todavia, insiste em usar a cantilena de que quem estava a mandar era Luciano e não Maria. Depreende-se isso da intensa acusação dos marianos de abuso por parte dos lucianistas. Ora, abusos eleitorais – pouco ou nada punidos - são sempre coisas de quem está no poder. É assim que o povo identifica. É assim que o povo vota.