sexta-feira, 21 de novembro de 2008

E cadê a estrada?



Corre um zum-zum-zum por aí que um dos sonhos do prefeito eleito Luciano Bispo é pleitear junto ao governo do Estado a revitalização, na prática uma reconstrução, e em asfalto, da velha estrada colonial Itabaiana-São Cristóvão, também conhecida pelos mais antigos como estrada de Itaporanga(*). Então fomos ver o mapa rodoviário de Sergipe e o curioso é que nos mapas oficiais aparece uma outra estrada estadual, a SE-102, que partiria de Riachuelo até o Lagarto. Todavia, exceto por sua ligação com a SE-430 (a velha estrada real Simão Dias-Laranjeiras, à altura da Usina Pinheiro), a dita estrada simplesmente não existe, especialmente no seu trecho dentro dos municípios de Areia Branca, Itabaiana e Campo do Brito e até o Jenipapo, no município de Lagarto. Em tese, no dito trecho, partiria ela do povoado Manilha passando pelos povoados de Pedrinhas, Caroba e Cajueiro, ainda dentro de Areia Branca, internando-se no município de Campo do Brito, ao sul da serra de Cajaíba, ou, sairia do Rio das Pedras, na casa do doce, refazendo o caminho das boiadas do Lagarto a Laranjeiras, passando pelos povoados de Areias (Areia Branca), Mangabeira, Mangueira e Ribeira em Itabaiana e daí chegando até o Lagarto através de seu povoado Jenipapo. Ocorre que quando há estrada em qualquer um dos dois percursos essas são apenas estradas vicinais, muito distante de uma auto-estrada, mesmo que estadual.

(*) A renomeação popular para Estrada de Itaporanga ocorreu entre fins do século XIX e início do século XX quando, ao perder o status de capital de Sergipe em 1855, São Cristóvão também perdeu o vigor de sua feira livre, levando a novata vila da Itaporanga a ocupar-lhe o lugar (A feira livre de São Cristóvão foi criada por decreto do Presidente de Sergipe, Dr. Manoel Ribeiro da Silva Lisboa em 15 de junho de 1935 e efetivada no dia cinco seguinte). Tanto marcou essa fase que em 1957, ao indenizar casas para alinhamento da tradicional entrada da cidade conhecida como Rua do Fato, a Prefeitura a denominou de Rua de Itaporanga (foi reconhecida como apenas travessa pelo Código de Postura, Lei 236 de 16 de novembro de 1962).