segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Não entendi.

Tá no blog do Marcos Aurélio, secretário de comunicação da Prefeitura de Itabaiana (aqui) que o prefeito Luciano Bispo acordou com o prefeito de Areia Branca, Agripino Andelino Santos sobre divisão de responsabilidades na manutenção do Parque dos Falcões. O parque, uma iniciativa pessoal de Percílio (José Percílio Mendonça Costa), ganhou enorme importância depois que despertou a curiosidade de emissoras estrangeiras de TV num ato de puro acidente; ou golpe de sorte. Sem absolutamente nenhuma ajuda local importante. O que estranho é que se fosse o caso de se tratar do Parque Nacional da Serra de Itabaiana, este atinge cinco municípios incluindo os dois: Areia Branca e Itabaiana. No caso do Parque dos Falcões, localizado completamente no povoado Gandu II (entre os riachos Gandu e Tapuias) não há nada que o ligue ao município de Areia Branca(*). Salvo algum tipo de solidariedade, talvez.

(*) O povoado Gandu, berço de Antonio Dutra de Almeida e onde repousa seus restos mortais nunca pertenceu a outro município uma vez que a freguesia de Nossa Senhora da Boa Hora que originou o municipio de Campo do Brito era limitada pela estrada real Simão Dias-Laranjeiras, em cuja margem se assenta o Posto de Saúde do povoado Lagoa do Forno. O dito povoado está entre a referida estrada ao sul e o riacho Tabocas ao norte, limitado pelo oeste com a estrada colonial de São Cristóvão (quando ainda não havia a vila de Itabaiana) e a leste pela serra de Itabaiana. Seu nome vem do tupi e significa mato ralo. Pouco.
Cf. Acto Legislalativo Provincial de 30 de janeiro de 1845. In RELATÓRIO apresentado à Assembléa Legislativa Provincial de Sergipe na Abertura da 2ª Sessão Ordinária no dia 10 de julho de 1853, pelo Exm. Snr. Presidente da Província Dr. Jose Antonio de Oliveira Silva. São Cristóvão. Typographia Provincial, 1853. P. 47