quinta-feira, 25 de junho de 2009

Epitáfio

Não sois máquina! Homens é que sois.
Charles Spencer Chaplin - O Grande Ditador



Morreu hoje aquele que encarnou a figura completa do homem que virou suco; material de consumo; objeto no sentido mais direto da palavra. Consumido pela máquina de moer “homens que nem jirimuns amassados”(1), de fazer sucesso a qualquer custo, de parecer aquilo que não é, e talvez jamais tenha querido ser. Numa das suas músicas cantadas(*), o grito, o pedido de socorro de um gurizinho obrigado a cantar, não de alegria, mas para divertir platéias, mais para alcatéias famintas de sangue humano, do que seres empenhados numa sadia convivência.
Durante toda a sua existência buscou ser apenas um ser feliz; infelizmente, parece nunca te-lo sido. Milhões, carrões, multidões... nada disso parece ter preenchido sua existência, sempre em busca de um sonho artificial de ser aquilo que, acredito, sinceramente nunca nele deve ter acreditado: o de ser branco tendo nascido negro. No fundo, apenas queria ser amado; e não possuído.
A doce voz se cala para dar lugar aos inquietantes questionamentos: vale à pena abrir mão da vida em nome da fama? Ou, teria tido ele a chance de ter sido diferente?
Que Deus o guarde, Miguel!
Como seu testemunho, ouvirei a música docemente cantada por ele em que evidencia a solidão de alguém que apenas tem na música sua amiga e companheira: Music and me.
...
...
(*)Feliz (Happy)
A tristeza tem me abraçado como se fosse meu parente mais próximo
Então “Feliz” veio um dia expulsou minha tristeza para longe
Minha vida começou quando Feliz sorriu
Doce, como um doce para uma criança.
Fique aqui e me ame como único
Deixe a tristeza ver o que “Feliz” pode fazer
Deixe que “Feliz” veja onde a tristeza foi.
...
Nota.
Feliz (Happy) é um personagem fictício criado pelo autor da música, e não o adjetivo correspondente ao nome.
...
Michael Joseph Jackson (* 29/08/1958 - +25/06/2009)
...
O titulo é inspirado na música Epitáfio, dos Titãs.
(1) Jorge Alfredo e Chico Evangelista in A massa.