segunda-feira, 29 de junho de 2009

Velhas tragédias.

Interessante esse dilema, sobre quem nasceu primeiro, o ovo ou a galinha. Se a dívida da Associação Olímpica de Itabaiana com o Fisco existe porque a Prefeitura não fez o repasse da subvenção prometida; ou se a dita subvenção não saiu porque o clube está sem a certidão negativa de débitos(ver mais aqui).
Se o problema é falta de certidão negativa, que me desculpe a diretoria do Itabaiana, mas a Prefeitura está cobertíssima de razão. Como diabos eu irei pedir farinha na casa alheia e sequer levo o saco?
O Itabaiana é um patrimônio de Itabaiana, todavia, não basta boa vontade de uns poucos abnegados. Por outro lado, quem pede tem que no mínimo ter o cuidado de não criar condições para quem doa poder negar.
Ainda sobre Itabaiana, o Itabaiana, a cidadania, e o suposto amor à própria terra, quão interessante é também lembrar de um fato histórico: Aníbal Barca, general cartaginês, a ponto de acabar de vez com as ladroagens no mar Mediterrâneo, praticadas pelos piratas romanos, arrasando sua capital, Roma; do outro lado, os cidadãos “podres de ricos” de Cartago, todos “mão de figa”, aguardando que o grande general na sua solidão e abandono fizesse milagres à sua própria custa. Pelo que ficou da história, Aníbal não destruiu Roma, que em seguida destruiu Cartago, matando, escravizando, levando toda a riqueza dos “podres de ricos”; e até salgando o solo para que nada nele nascesse desde então. Também se tornou a dona do mundo por mil anos, como império regular, e por mais mil como império religioso. E ainda hoje reina.
A tragédia da administração da coisa pública por aqui parece não ter fim, nem limites.
O Itabaiana é a única marca realmente potencial que temos. E é tratado dessa maneira. Por enquanto, ainda bem que "São" Percílio e seus falcões dão alguma visibilidade a isso aqui. Como sempre, iniciativas meramente individuais. Desaparecido seu criador, desaparecida a criação.
Lembrete: o futebol sergipano, mesmo com toda a mutretagem dos cartolas da Federação, só melhora quando o Itabaiana vai bem.